Hqs: Marvel 1602 uma das histórias Marvel que me impressionou
Marvel 1602 é uma das melhores hqs já escritos sobre o Universo Alternativo da Marvel.
Escrito pelo genial roteirista Neil Gaiman e ilustrado por Andy Kubert em 2003, conta a estória onde os heróis do Universo Marvel vivem na Inglaterra no ano de 1602, no reinado de James I.
A trama gira em torno quando Nick Fury, então emissário da Rainha Elizabeth I é acusado de assassinar esta pelo seu primo Rei James IV da Escócia.
Em consequência James se torna rei e acusa os Sanguebruxos, liderados por Carlos Javier junto com Otto Von Doom, o Conde de Latvéria.
Sir Stephen Strange pressente que os tais eventos são de naturezas sobrenaturais e está conectados a jovem Virginia Dare, uma moça com poderes nascida nos Estados Unidos.
Nick Fury junto com seu escudeiro Peter Parquagh ( Parker) , Rojhaz ( um nativo americano mestiço) com habilidades do Capitão América, Donal ( um templário idoso) que está preso com os quatro fantásticos que foram atingidos pela anomalia magica no triangulo das Bermudas , Matthew Murdoch um menestrel cego e Natasha que mais tarde se revela uma traidora.
Após Donal se revelar como Thor e Banner o sacerdote de James despertar a Fera ou Hulk que no final é atingido por uma magia , juntos descobrem que Rojhaz é o Capitão América de um futuro distópico e ao aproveitar o trovão gerado pelos poderes de Thor, Capitão América da um soco no céu e revela o Vigia.
Em 2005 , saiu 1602 : A Nova Era onde Rei James envia o Lorde de Ferro atrás dos traidores, e a história foca no Homem Aranha( Peter Parker) que começa a escrever para o Clarin e os SangueBruxos tentando se adaptar a uma nova vida.
A reviravolta ocorre quando Lorde Iron se alia aos heróis e passa ajudar contra ameaças como Dr. Octopus que é um polvo humano e o Norman Osborn, que assassina Virginia Dare que enfurece o Homem Aranha dessa linha do tempo.
O plot da estória é quando o Capitão América obtém seus poderes a partir do soro da aranha que deu poderes ao Peter do século XVII e o presidente é o Homem Purpura.
A obra sem duvida é considerada uma das melhores publicações da Marvel nos últimos vinte anos.