Relação do instinto com a cognição.
Todo animal é essencialemente instinto, a cognição é um fenômeno tão somente humano, depende apenas do mundo linguístico.
Deste modo, o homem é o único animal que o cérebro funciona através do instinto e da cognição, assim sendo, o homem é produto do instinto e da cognição.
Qual é a prova científica de todo animal, o seu cérebro funcionar por meio do instinto.
Todas as espécies resultaram do mesmo DNA mitocondrial, portanto, retrospectivmente na genealogia, todas as formas de vida remontam a primeira célula mater.
Isso significa que existe apenas um DNA, as diferenças estão na proporcionalidade do DNA no mecanismo replicativo da existência do mundo animal.
Com efeito, não existem dois DNAs, de tal modo, não é possível a existência de duas espécies.
A sinteticamente, o DNA mitocondrial é o mesmo, portanto, o conceito de diversidades das espécies, científicamente é errado, pois no mundo biologico, geneticamente todos os animais são irmãos.
Com efeito, o mecanismo de funcionamento do corpo é o mesmo para qualquer animal, assim funciona o cérebro na perspectiva do instinto.
Entretanto, é fundamental entender por que o cérebro humano funciona através do instinto e da cognição.
Em resposta em razão do homem desenvolver a linguagem, fruto da cognição elaborada.
Como aconteceu tal fato, empiricamente, por meio da teoria da evolução, vinte e quatro milhões de anos, os primatas prossímios desceram das árvores e foram para a savana.
O objetivo de ir para a savana a procura de carcaça para se alimentarem de carniça, tiveram que erguer suas cabeças para verem a distância grandes carnívoros seus devorados.
Após um milhão de anos, os grandes macacos sofreram uma revolução morfológica, o corpo sobreposto aos pés, do mesmo modo, a cabeça sobreposta ao corpo.
Foi quando o homem transformou-se em bípede, tal realidade possibilitou o nascimento das cordas vocais, surgindo o som evoluindo para linguagem possibilitando a origem da cognição.
Faz 17 mil anos com a criação do alfabeto, quando surge a linguagem construida, como são os homens pós contemporâneos, deste modo, com a criação da cultura epistêmica nasce o homem crítico.
Quanto mais elaborado for o mundo linguístico, mais sofisticada é cognição pensada, de tal modo, a elaboração do mundo cognitivo.
Motivo pelo qual na memória dentro do cérebro cognitivo, maior a cognição construida menor o mundo do instinto.
Edjar Dias de Vasconcelos.