Maria Helena: Sistema Nacionais de Avaliação de informações educacionais.
Matéria para concurso público de professores do Estado de São Paulo, ano 2023..
No governo do Bolsonaro, o discurso ideológico foi esquecido, no sentido positivo da pedagogia, uma educação sem recurso técnico, durante o referido governo, aulas não foram ministradas.
Com efeito, sistema educacional brasileiro e as avaliações de qualidade do ensino, a educação foi prejudicada.
Portanto, a ausência de desenvolvimento cognitivo dos alunos, prejudicando a transmissão do conhecimento construído.
Deste modo, os anos perdidos, fundamental a recuperação deste tempo, pedagógico.
Assim sendo, a necessidade da repecuração rápida dos conteúdos não atualizados, para atender as demandas do século XXI.
Tal é o entendimento da professora e socióloga Maria Helena Guimarães de Castro.
Maria Helena foi secretária executiva do Ministério da Educação do governo golpista do senhor Michel Temer.
Sendo portanto, Maria Helena uma das responsáveis pelo novo currículo, provocando uma mudança radical, entendida como prejudicianal a formação dos alunos.
Deste modo, levando uma revolta nacional, hoje o desejo dos alunos a construção de um novo currículo, o governo do Presidente Lula deve efetivá-lo.
Deste modo, o processo de mudanças da Base Nacional Curricular Comum, BNCC objetivando a inclusão.
Com efeito, a reformulação do ensino médio, sobretudo, de conteúdos itinerários de aprendizagem.
Essa mulher destruiu na prática a educação, hoje a revolta é generalizada entre os alunos.
O direito a escolha das disciplinas em consonância com as aptidões de cada aluno.
A professora em referência também, já foi secretária de Educação do Estado de São Paulo.
Recentemente assume cadeira na Cátedra Instituto de Inovação em Avaliação Educacional, no Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto.
Qual é a ideia central do pensamento pedagógico da referida professora, para ela o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) está defasado.
Portanto, fundamental começar avaliar competências socioemocionais dos estudantes.
Com efeito, avaliação precisa ganhar espaço dentro das escolas, em todos os anos de formação das crianças e dos adolecentes.
Para avaliar bem, necessário alfabetizar bem, para tal o professor precisa ser eficiente.
Fundamental que o professor consiga se desenvolver plenamente ao mesmo tempo em que os professores têm que entender que precisam fazer parte da formação emocional dos estudantes.
A pandemia provocou um grande estrago na escola pública, entretanto, o Brasil tem condições de sair deste cenário.
Educar para a nação evoluir, esse é o dilema.
Edjar Dias de Vasconcelos.