Pedro Reis: Observação de Aulas e Avaliação do Desempenho Docente, matéria para concurso público de professor, 2023, S.P

Reflexão desenvolvida pelo o professor Pedro Reis, como deve ser avaliação do desempenho do docente como professor em sala de aula.

Deste modo, se o docente em sua prática pedagógica é eficente ou não, motivo pelo qual a importância das aulas dadas pelo professor, no seu desenvolvimento cognitivo em sala de aula, na escola pública.

Portanto, como o profissional de educação desenvolve as suas funções de professor ministrando a própria aula, avaliar para orientá-lo pedagogicamente, objetivando melhor desempenho.

Com efeito, o bom professor é aquele que leva em consideração as suas funções pedagógicas, desenvolvendo as devidas potencialidades em cada tempo do ensino ministrado.

A prática de avaliação deve ser objetivada na sala de aula, observando a eficiência do professor no processo cognitivo da aprendizagem.

Um conjunto de fatores devem ser considerados, abordagens, metodologias, instrumentos e recursos pedagógicos, que estimulam a reflexão epistêmica.

Assim sendo, metodologicamente, as práticas pedagógicas em sala de aula, os diferentes métodos na orientação e transmissão dos conteúdos.

Se o docente tem como prática o registro da própria matéria, na retomada dos conteúdos, se desperta interesse por parte do aluno, a questão do relacionamento na sala de aula, entre o educador e os educandos.

A observação se o trabalho desenvolvido pelo o docente costuma sustentar-se na comuidade educativa, se o professor sabe trabalhar a matéria interdisciplinarmente, respeitando o devido tempo histórico.

Na construção dos instrumentos de transmissão, a observação se a pedagogia utilizada obdece adquação dos contextos exigidos, a partir das finalidades específicas.

Deste modo, o desempenho de uma avalição bem sucedida, fundamenta-se na observação da aula dada, rigoramente, na metodologia usada.

A pedagogização em acordo com o contexto, o respeito as fases de cada ciclo a ser desenvolvido.

Fundamental a supervisão no foco centralizado de cada tema proposto, na perspectiva das necessidades do professor.

A observação do ciclo de desenvolvido, sustentado em práticas epistemológicas, em consonância com empenho de cada professor.

Avaliar é fundamental, para poder reconstruir pedagogicamente, objetivando o melhor desempenho.

Levando em consideração os prossupostos heurísticos, em uma ação pedagógica de qualidade, buscando construir o impacto positivo na aprendizagem.

Sem avaliação não existe evolução do pedagógico em sala de aula, avaliar para poder evoluir cognitivamente na transmissão do saber epistemologizado.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia. Estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 17/07/2023
Reeditado em 17/07/2023
Código do texto: T7839290
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