O que é preconceito epistemológico, tese formulada por Edjar Dias de Vasconcelos.
Teoria formulada pelo o professor Edjar Dias de Vasconcelos, afirmação da epistemologia hermenêutica oficial, como detentora do saber correto.
Como se a cognição epistemologizada na perspectiva do neoliberalismo, tivesse algum fundamento exegêtico, no sentido de estabelecer a política econômica certa.
Edjar Dias de Vasconcelos, desmistifica a ideologização epistêmica da referida valoração cognitiva.
A partir exatamente, da dialética e do materialismo histórico, afirmando categoricamente, a realidade cognitiva é relativa, deste modo, a verdade depende da metodologia escolhida, Gadamer, sustentada em uma determinada interpretação.
Deste modo, a razão é logocêntrica, Derrida. tudo é entendido em uma única perspectiva heurística, nascendo o preconceito epistemológico, o entendimento certo é aquele determinado através da ideologia da classe dominante.
Se tudo depende do método e da hermenêutica, o homem é produto da consciência como falsa consciência, o saber analítico é a representação do domínio do poder econômico.
Platão em sua metáfora a caverna, negava a consciência, devido a projeção ideológica da linguística, do mesmo modo, Francis Bacon, o conhecimento incompleto em razão dos ídolos da tribo, Kant o sujeito não consegue conhecer objetivamente o fenomeno.
É impossível conhecermos as coisas em si mesmas, o determinado ser em si, so conhecemos as coisas tal como percebemos, o objeto para nós, a negação da hermenêutica epistemologizada cognitivamente.
Nesse contexto, que Nietzsche refletiu, não existem verdades, pois o que conhecermos são as representações dos sujeitos ideologizados, o que existem são as interpretações, qualquer epistemologização é mais uma interpretação.
Marx a consciência é reificada, fetichiscizada, instrumentalizada, negativamente, pensamos com a ideologia da reificação.
Com efeito, a cognição sapiens é finita, atende a lógica do limite, então somos enganados pela a inconsciência, portanto, a falsa consciência, no mundo pós contemporâneo a consciência falsa sustenta-se na epistemologização do neoliberalismo.
Assim sendo, imaginar que a ideologia neoliberal é o modo certo de pensar a sociedade política produtiva, significa criar o preconceito epistemológico, negando as demais hermenêuticas, que refletem o socialismo e sobretudo, o social liberalismo.
Portanto, o comportamento oficial epistêmico, neoliberal, fundamenta-se na falsa consciência, afirmando a referida, como produto de um sistema de relações, políticas e econômicas, que sustentam a economia de mercado.
Assim sendo, a ideologia neoliberal como fundamentação do capitalismo rentista, substancia -se não por uma metodologia científica, todavia, pelo o preconceito em relação as demais hermenêuticas epistêmicas.
O preconceito epistemológico, é acepção falsa que defende a ideia, sendo a única epistemologização correta, os preceitos da filosofia neoliberal.
Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia. Estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.
Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br
Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.