Edgar Morin: Metodologias ativas para uma educação inovadora, matéria para concurso público de professores, 2023, S.P.
Edgar Morin filósofo françês, nasceu em em Paris, no dia 8 de julho 1921, hoje tem 102 anos.
Morin autor de cerca de 70 livros, entre os quais o “O Método”, sua principal obra.
Contribuiu em diversas áreas, como educação, estudos de mídia, ecologia, ciência política, antropologia visual e estudo de sistemas biológicos complexos.
Um dos seus livros, vai cair como tema pedagógico, para o concurso público de professores do Estado de São Paulo, ano 2023.
Portanto, Metodologias ativas para uma educação inovadora, com efeito, uma abordagem teórico prática, em defesa do uso tecnológico, nas atividades dentro da sala de aula.
Hoje no mundo pós contemporâneo, não tem coomo negar o uso tecnológico pedagogicamente.
Para se ter uma ideia, através do uso tecnológico, o Brasil fez uma revolução cultural ao contrário, elegendo um Presidente extremista fascista.
Do mesmo modo, com o uso da tecnologia, foi possível recuperar o poder na perspectiva democrática, restabelecendo o Estado de Direito Democrático.
Deste modo, como defende Morin é fundamental fazer o bom uso tecnológico no desenvolvimento pedagógico do cultura cognitiva.
Asim sendo, nenhum projeto pedagógico, interdisciplar pode recusar o uso tecnológico na construção cultural de uma nação através da educação.
Exatamente, a proposta de Edgar Morin, na inovação metodológica, pedagógica, na abordagem teórica prática.
Reflete Morin, a educação e a prática docente, como diversas outras áreas, sofreram transformaçções por conta das inovações tecnológicas.
Desta forma, novos elementos passaram a ter papel importante na vida profissional do mundo pós contemporâneo..
Com efeito, hoje não é possível o desenvolvimento cognitivo por meio da pedagogia, sem levar em consideração as novas tecnologias.
Esta proposta fundamenta-se na educação inovadora, a defesa dialética interdisciplinar na teorização e praxiologicidade linguística.
Portanto, fundamental que o profissional da educação, na perspectiva da criatidade e na capacidade de compreender as metodologias ativas, o uso na aplicação pedagógica.
Deste modo, tais metadologias ativas, aliadas as tecnologias digitais.
Assim sendo, são poderosos instrumentos para buscarmos objetivos transformadores na formação profissional dos professores.
Exatamente, a proposta pedagógica elaborada por Edgar Morin, matéria a qual vai cair no concurso para professores do Estado de São Paulo, neste ano de 2023.
Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia. Estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.
Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br
Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.