Como aprender ensinar competências: Antônio Zabala e Laia Arnau, matéria para concurso público para professores 2023, S.P.
Necessário que as competências sejam articuladas, compostas por eixos: atitudinais, procedimentais, conceituais, em diferentes níveis científicos.
Com efeito, os saberes metodológicos não podem ser desarticulados com a realidade vivida pelos os alunos.
Portanto, a formação deve ser integral, preparar o educando em sua totalidade, física, emocional, cognitiva, social e política.
Objetivando preparar o referido para vida, a recusa da educação tradicional, sobretudo, a memorização , a não aceitação da avaliação como método de periodização.
No capítulo 1.
Crítica ao ensino reduzido aprendizagem de técnicas de memorização, a escola não pode ensinar desarticuladamente, a dissociação do conhecimento com a prática. Portanto, as questões interdisciplinares e pluridisciplinares.
Capítulo 2.
A competência relacionada com a eficácia do exercício, tarefas e atividades com máxima eficiência.
A capacidade de enfrentar procedimentos de menor ou maior complexidade.
As competências a identificação dos problemas, com sequencialidade, domínio analítico das disciplinas.
Importante saber integrar o conhecimento de forma interdisciplinar, unificando o conhecimento.
Capítulo 3.
A necessidade do envolvimento da competência com os conhecimentos inter-relacionados, a valoração das habilidades e atitudes. Portanto, a articulação da teoria com a prática.
Trabalho em equipe, o entendimento técnico e o domínio do fundamento epistêmico, aprender a aprender.
Capítulo 4.
A formação global do cidadão, desenvolvimento da personalidade, as suas capacidades, valores éticos e morais. A importância da família na formação do aluno.
Capítulo 5.
Levar ao aluno participar da dimensão social da vida, favorecendo o processo de transformação social, a conquista de um mundo melhor.
Ajudar o aluno assumir responsabilidades, na busca da justiça e igualdade para todos, desse modo, contrário a filosofia política neoliberal, maior identificação com o social liberalismo.
Diante do mundo globalizado levar o aluno a compreensão da realidade no desenvolvimento do espírito crítico. Portanto, fundamental a autonomia intelectual.
Capítulo 6.
A educação não pode ser mecânica, funcional, a educação precisa ter significado, estar ligada a componentes, conceitos, procedimentos e ações atitudinais.
As competências são construções de caráter processual aplicadas as múltiplas aprendizagens dentro de contextos e realidades diversas.
Aluno aprende através de reflexões e posicionamentos, no enfrentamento das contradições.
Capítulo 7.
Ensinar competência é um processo complexo, progressivo, contraditório e conflitivo, no entanto tem que ser eficiente no cotidiano prático.
Necessário formar o aluno para realidade da vida. Todo projeto pedagógico é intencional, objetiva a transposição do conhecimento.
Ser eficiente em situações complexas em múltiplos contextos.
Superação do ensino tradicional, fundamentado em disciplinas isoladas. Necessário adequação do ensino ao conhecimento proximal.
Articulação dos conhecimentos prévios aos novos.
Capítulo 8.
A valorização do caráter exegêtico, a não separação do conhecimento por áreas sem inter-relação. Todo saber além de ser dialético, é também essencialmente interdisciplinar.
Organização do currículo, com base cientifica, o desenvolvimento das competências disciplinares e interdisciplinares.
Capítulo 9.
Deste modo, não se pode dividir o saber em áreas de conhecimentos, de saberes diferentes sem inter- relação.
Alguns saberes tem caráter disciplinar, entretanto, outros saberes são essencialmente interdisciplinares, outros ainda são meta disciplinares, não estão em nenhuma disciplina.
A respeito do profissional epistemológico, não há uma base, são necessários múltiplos saberes que não fazem parte de uma determinada disciplina.
Capítulo 10.
A defesa que não existe uma metodologia própria para ensinar as competências. Portanto, significa que pode usar múltiplas estratégias, metodologias diversas com aspectos globalizados.
Planejar pedagogicamente, fazer adaptações necessárias as dificuldades dos alunos motivá-los, fomentá-los aos processos cognitivos.
Fundamental o domínio cientifico do saber de cada disciplina hermenêutica.
Capítulo 11.
Quanto avaliação, o processo de avaliação é complexo, a escola não deve concentrar apenas na avaliação tradicional, fundamental valorizar outros mecanismos de aprendizagem.
A recusa do processo seletivo para os melhores objetivando entrarem nas melhores universidades.
Portanto, a defesa da tese da avaliação por competências, o professor promove uma serie de competências avaliando os conhecimentos, verificando se aluno foi capaz de assimilar os conteúdos em referência aos problemas propostos.
A avaliação do projeto pedagógico curricular precisa garantir a formação integral, ajudando os alunos para as incertezas da vida.
Edjar Dias de Vasconcelos.