O fascismo como produção política ideológica do neoliberalismo.
O fascismo é uma ideologia política e econômica sustentada na ideologia neoliberal, deste forma, o fascismo é a expresão da luta de classes.
Assim sendo, a fascismo é a produção política da ideologia do Estado neoliberal, o fascismo tem como objetivo evitar a divisão da renda, portanto, combate toda forma de inclusão social.
A ideologia fundamental do fascismo é a concentração da renda, em defesa do capitalismo produtivo, sobretudo, do capitalismo rentista.
Deste modo, quanto mais for neoliberal a política econômica de um Estado, mais fascista é o próprio Estado, um movimento político, cuja força ideológica sustenta-se na direita e extrema direita.
Fascismo enquanto ideologia política econômica quer estabelecer nas nações, por meio da democracia, fazendo recurso do poder político, assim sendo, o Estado político fascista se sustenta através de uma sociedade também fascista, no Brasil não são poucos os fascistas.
A direita do Brasil, boa parte é fascista, sendo que a extrema direita é absolutamente fascista, explora o povo pobre manipulando teologicamente, por meio de falsas pastas morais, objetivando estabelecer no poder políticos fascistas defensores do neoliberalismo.
Com efeito, só é possível combater o fascismo por meio de outra contra ideologia, na defesa da sociedade política sustentada no social liberalismo, desenvolvimento econômico com a renda distribuida.
Portanto, o estabelecimento do chamado capitalismo pós contemporâneo, a defesa do bem estar social, renda dividida, consumo estabelecido.
Assim sendo, apenas as forças progressistas não são fascistas, tão somente o Estado do bem estar social, o social liberalismo, deste modo, é fundamental o desenvolvimento de politização das massas, pois as mesmas não sabem que são fascistas, na medida que defendem o capitalismo rendista.
O Estado político social liberal não se sustenta no fascismo, motivo pelo qual é o ideal de democracia.
Edjar Dias de Vasconcelos.