Explicação da etimologia o que é o termo em direito preclusão.
A preclusão quando se perde a oportunidade de desenvolver uma determinada ação na processualidade jurídica.
A preclusão se efetiva através da perda de prazo como direito de manifestação, ao que não for compatível com o devido processo.
Pois a manifestação tardia fora do devido processo, não é mais compatível como a jurisdição, dentro da ação.
Isso pode acontecer se a pessoa perder o prazo para se manifestar, se algo que ela fez não for compatível com o processo, ou se a mesma ação já tiver sido realizada.
Com efeito, é muito grave um advogado por displicência ou qualquer outra razão, perder prazo de manifestação no processo.
Com efeito, o que é a etimologia determinada como preclusão, no direito, em atendimento ao devido processo legal.
Em resposta epistemológica, a ausência do direito de manifestar no processo em defesa procedente conforme a manifestação da lei.
Portanto, o sujeito jurídico é impedido de agir nos autos, em conformidade com os prazos previtos no direito processual civil.
Preclusão, a etimologia vem do latim clássico, cuja tradução para a língua portuguesa, praecludere, significando o fechamento, tapar, encerrar, em qualquer procedimento.
Deste modo, no caso específico do direito, a perda do direito em defesa da plena defesa, a não mais aceitação de determinados atos, na minfestação da própria defesa ou acusação.
Edjar Dias de Vasconcelos.