Uma breve síntese do nascimento a evolução do Estado político.
O Estado surgiu como institução política de dominação das classes inferiores, contendo os antagonismos destas classes.
Portanto, o Estado tem como objetivo, a dominação econômica, mantendo as divisões das classes sociais, objetivando a exploração dos trabalhadores.
Deste modo, a classe dominante detém o Estado, por intermédio da convergência de interesses das classes dominantes.
Com efeito, o Estado para dominar precisa ser repressivo, não existe Estado sem repressão.
A classe oprimida tem que ser dominada, deste modo, o poder precisa estar em mãos da direita ou extrema direita, é assim que funciona hoje o neoliberalismo, o Estado puramente democrático, é praticamente um mito.
O Estado em cada tempo histórico teve o seu modus de dominação, o Estado antigo o seu objetivo possibilitar a dominação dos senhores de escravos, na manutenção dos escravos subjugados.
O Estado feudal foi uma instituição que serviu a nobreza para manter a sujeição dos servos e camponeses dependentes.
Estado moderno a representação como instrumento de dominação a serviço da exploração do trabalho em benefício do capital, para tal propósito criaram o liberalismo economico.
Estado pós contemporâneo, além da defesa da dominação proletária, a forma criada para dominar o conjunto da sociedade na manutenção do capital como meio de produzir riquezas, através da política de juros, para tal criaram o neoliberalismo.
Deste modo, o Estado é a instituição que possibilita o enriquecimento da burguesia em seu conjunto, por outro lado, o empobrecimento da classe trabalhadora.
Não existe riqueza sem o Estado, exatamente o Estado que produz a pobreza, em benefício da burguesia.
Portanto, o único modo do pobre superar a sua pobreza construindo o seu bem estar social, isso só é possível se o Estado estiver em mãos da esquerda, a serviço dos trabalhadores aqueles que defendem a justiça social.
Com efeito, a eliminação da concentração da renda, objetivando a distribuição da mesma, para tal o último modelo de Estado, por meio do social liberalismo.
Desenvolvimento econômico com inclusão social.
Edjar Dias de Vasconcelos.