O que é ideologia.
A etimologia ideologia termo criado pelo filósofo francês Destutt de Tracy, 1754-1836, cujo significado epistemologico, o estudo da origem e desenvolvimento das ideias.
A etimologia sofreu variações até aos nossos dias, em um segundo momento histórico, as ideologias são ideias diversas de grupos sociais políticos, liberalismo econômico, uma ideologia, hoje neoliberalismo, outra ideologia, do mesmo modo, o socialismo.
Karl Marx deu uma definição da ideologia em duas direções hermenêuticas, ideologia como propósito político, de tal modo, existem ideologias positivas e negativas.
Em novos dias exemplos de ideologias positivas e negativas, neoliberalismo uma ideologia negativa, pois tem como objetivo a concentração da renda e a produção da pobreza.
Social liberalismo uma ideologia positiva pois tem como objetivo, o crescimento econômico de uma nação com inclusão social, a divisão da renda e a superação da miséria.
Para Marx em seu tempo histórico, a ideologia socialista positiva, a capitalista negativa.
Eu dou uma nova definição da etimologia ideologia, cujo fundamento básico é hermenêutico também, tudo que representar falsa compreensão da realidade é ideológico, o que formula Edjar Dias de Vasconcelos.
Portanto, ideologia é uma interpretação da mentira como verdade, a crença como princípio da fé, a pessoa acredita que tudo que existe foi criado por Deus, é uma ideologia pelo fato, primeiro não existe Deus, a matéria resultou da evolução e não da criação.
Deste modo, a ideologia é o resultado de uma compreensão inadequada da realidade, quando a pessoa é ideológica, isso acontece em razão do indivíduo sofrer de indigência cognitiva.
O indigente cognitivamente não consegue entender a realidade praxiológica, de tal modo, mistura a mística do entendimento, com a metafisicação da compreensão hermenêutica, formulando a sua própria exegese improcedente.
Quando um indivíduo é absolutamente ideológico, porque o referido é totalmente deficiente do ponto de vista hermenêutico, tem a razão deteriorada, motivo pelo qual é ideológico.
Com efeito, a ideologização é a representação fenomenológica da total incompreensão da realidade praxiológica, o que é denominado de alienação do espírito, como negação da cognição em determinação da razão epistemológica.
Edjar Dias de Vasconcelos.