O pensamento de Antônio Gramsci.
Antônio Gramsci, 1891-1937, grande filósofo italiano, de fundamental importância, formulou a sua epistemologização, a partir da teoria marxista, levando em consideração o materialismo histórico.
Trabalhou no uso da psicanálise social, compreendendo como funciona o cérebro do dominado, como é construida a cognição.
Com efeito, indispensável entender o funcionamento da ideologia política na cabeça do explorado economicamente.
Para Gramsci a classe dominante para governar com eficácia, precisa criar na memória do explorado, o consentimento da dominação.
Motivo pelo qual o pobre precisa ser transformado em abobado, em síntese, desenvolver na cabeça do trabalhador o fenômeno da bestialização.
Apenas o explorado imbecilizado, aceita o empobrecimento, são diversos os modos usados para a construção do abobamento, as religiões, a educação, os meios de camunicação etc.
Quando a sociedade é bestializada, surge então a dominação econômica através do Estado, as classes dominantes então governam, fazendo uso do Estado, elaborando leis em benefício do capital.
Esse papel é sempre desenvolvido em qualquer país do mundo, pela direita e extrema direita.
Deste modo, a burguesia usa da democracia, para estabelecer uma ditadura de classe, tudo acontece pacificamente, pois os pobres foram adestrados, do mesmo modo, o cavalo puxa a carroça.
A pobreza, passa ser construida na perspectiva do liberalismo econômico, hoje neoliberalismo, quando os trabalhadores aceitam o adestramento, nasce então o consentimento.
Exatamente, por esse motivo a criação da pobreza e da miséria, não existe perspectiva de mudança de uma sociedade política, sem uma revolução cognitiva.
Deste modo, enquanto os pobres forem bestializados, existirá na sociedade produtiva a dominação e a miséria.
Portanto, para Gramsci é fundamental a formulação de uma nova consciência, o povo pobre esclarecido, a partir deste momento, o trabalhador não mais abobado, deixa de dar consentimento a dominação.
Neste instante, através da democracia, acontece a revolução política institucional, na criação do Estado do bem estar social.
Portanto, sem cultura política científica não haverá revolução.
Edjar Dias de Vasconcelos.