A Maçonaria
Nenhuma das sociedades, ditas secretas sabe com certeza quando, onde ou por quem foram fundadas e com a Maçonaria não é diferente.
A primeira confraria que se tem notícia foi a Fraternidade Branca, fundada no de 1350 a.C. pelo faraó Tutnés-III que reuniu no templo de Karnak no Egito, cerca de trinta e três dos mais importantes magos e sábios da época para estudar e praticar todos os conhecimentos científicos, ciências ocultas, esoterismo e espiritualidade.
O número de trinta e três membros teria dado origem aos trinta e três graus da iniciação maçônica e usado por outras tantas irmandades para simbolizar o pleno conhecimento.
Por volta do ano 46 o sábio gnóstico egípcio Ormus de Alexandria, com base nos conhecimentos que adquiriu dentro da Grande fraternidade Branca de Karnak, funda no Egito a Escola Esotérica Hermética Cristã e lança os fundamentos de uma sociedade secreta, que alguns identificam como Rosa Cruz, da qual teria surgido, entre outras, os Templários e a Maçonaria.
Na Idade Média, começam a surgir as associações de profissionais de ofícios e de artesãos, denominadas guildas, que pela própria natureza e finalidade, nada tinham de secreto.
Os objetivos das guildas dos pedreiros eram unicamente proteger e manter entre seus membros os segredos da geometria, nível, ângulo e prumo, bem como a arte de talhar e esculpir pedras, ofício este herdado do lendário Hiram Abiff mestre dos construtores do Templo de Salomão.
De qualquer forma, não se pode negar que a palavra maçom quer dizer construção e por analogia, construtores ou pedreiros, logo, no passado, maçonaria era o nome dado a todas as associações de pedreiros ou construtores e por isso denominada operativa ou os que trabalham.
Em 1717 a burguesia funda oficialmente em Londres a Franco-Maçonaria que já nasce com objetivos políticos definidos e completamente desvinculados dos incultos pedreiros dos quais preservou tão somente os símbolos esquadro e compasso.
A Maçonaria especulativa, os que estudam, que nascia, adere as idéias iluministas, abraça abertamente as causas da contestação dos poderes da igreja e dos reis absolutistas e, por isso mesmo, foi condenada pela igreja em 1738 e em 1793 é dissolvida pelo o duque de Orleans.
Três anos mais tarde, em 1796, a Maçonaria ressurge clandestinamente na Escócia, mas agora como sociedade hermética usando rituais esotéricos herdados dos iniciados do antigo Egito e com forte influência do Mitraismo.
Na cerimônia de iniciação do mitraismo o neófito é amarrado, vendado e levado até o altar onde lhe é oferecida uma coroa que o candidato deve recusar. Esse mesmo ritual, que também foi usado pelos essênios e templários, foi incorporado nos rituais iniciáticos maçônicos e é utilizado até hoje.
Como toda a sociedade secreta o objetivo original da Maçonaria, especulativa, era manter os conhecimentos científicos, místicos, e esotéricos restritos a um determinado grupo de iniciados.
Antigamente, os maçons só se reconheciam por sinais, posturas, apertos de mãos e símbolos como os três pontos na assinatura, fora disso, ninguém mais sabia quem era maçom.
Embora a Maçonaria ainda seja considerada uma sociedade secreta, na verdade de secreto ela só tem seus rituais e cerimônias internas.
Depois que passou a ser de conhecimento público e inclusive se saber quem são muitos de seus membros a Maçonaria se tornou, externamente, uma sociedade mais dedicada a trabalhos sociais, filantrópicos e beneficentes.
Hoje os membros da maçonaria, de qualquer grau, seja aprendiz, companheiro ou mestre, já não escondem a sua filiação a Ordem e muitos até participam de sessões ou cerimônias públicas exibindo seus aventais e insígnias de grau.
Embora preserve muitos dos seus objetivos e ritos originais a Maçonaria sofreu ao longo do tempo várias divisões e transformações. Umas seguem rito escocês, outras seguem o rito de York e algumas já aceitam mulheres em seus quadros.
Apesar de tudo, ainda persiste o mito de que quem entra para a Maçonaria se tornam rico e bem sucedido, mas a Maçonaria não transforma pobres em ricos, muito menos, ignorantes em empresários, o que ocorre é que a maçonaria só aceitas em suas fileiras pessoas brancas e bem sucedidas ou já estabilizadas economicamente.
Além disso, nenhum iniciado de sociedade secreta é totalmente livre, visto que está sempre sob a vigilância e controle dos demais membros.
Assim depois que foi levantado o véu de mistério e desvendados muitos dos seus supostos segredos a Maçonaria é hoje uma sociedade discreta e com pouca adesão de novos membros.