Explicação o que é o anarquismo enquanto pensamento político filosófico.
O que é o anarquismo, a etimologia de origem grega, cujo significado anarkhia, o que representa a ausência de governo.
Com efeito, o anarquismo é uma ideologia política como corrente filosófica, não acredita em nenhuma forma de dominação.
O Estado é um instrumento de classe social, por mais democrático que seja, do mesmo modo, inclusivo, é sempre uma instituição que fundamenta na dominação econômica.
Deste modo, o Estado é uma instituição contra o desenvolvimento civilizatório, o anaquismo enquanto filosofia política é contrário, toda forma de hierarquia.
Defende a cultura da autogestão em defesa da coletividade respeitando o princípio da igualdade do poder.
Quais são os principais valores civilizatórios defendidos pelos anarquistas, como filosofia social, a defesa da liberdade individual e coletiva.
O favorecimento para o desenvolvimento cultural do pensamento crítico, ajudando na elaboração cognitiva de todas capacidades filosóficas e linguísticas, objetivando o bem estar social.
A veemente defesa da igualdade em todos os aspectos, jurídica, econômica, os valores sociais globais, de gênero e cor.
Defende a socialização dos meios de produção, radicalmente contra o capitalismo, todos precisam viver com o fruto do seu trabalho, contrário a sociedade de classes sociais.
A solidariedade é fundamental entre todos, o apoio mútuo e a colaboração coletiva.
O anarquismo não aceita a extração da mais valia, muito menos o capitalismo neoliberal, a política do rentismo.
Luta desejando a destruição da dominação burocrática, a eliminação institucional da coação física do Estado.
Com efeito, os anarquistas não querem apenas fazer uma revolução política, todavia, uma revolução social, favorecendo o bem estar das classes trabalhadoras.
Portanto, tem como perspectiva eliminar qualquer forma de dominação econômica, jurídica institucional e ideológica, a defesa de uma sociedade horizontal.
Em síntese a construção da nação, cujo território não exista Estado, a superação de todas as formas de hierarquias, a defesa em que a população faça a autogestão da vida coletiva e política.
Edjar Dias de Vasconcelos.