Síntese: Narrativas Quilombolas, para concurso público, professores, 2023. SP.
O livro Narrativas quilombolas: dialogar - conhecer - comunicar representa uma parte da resposta oferecida pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEE/SP.
O livro mostra as crianças no processo de aprendizafem, como representação do habitat, com mecanismo cultural comunitário.
Precisa ser considerada a linguagem como produto do meio, o mundo existencial próprio, a compreensão simbólica a partir das narrativas comunitárias.
Deste modo, deve efetivar o desenvolvimento pedagógico na formulação cognitiva dos alunos, levando em consideração a existencialidade da comunidade.
O livro tem como objetivo oferecer possibilidades para a utilização de elementos culturais do patrimônio material e imaterial quilombola em sala de aula.
A educação tradicional quilombola é amparada em valores da oralidade que orientam e dão sentido à vida em comunidade.
Com efeito, é possível considerar o patrimônio material e imaterial quilombola enquanto portadores de uma dimensão didática.
Deste modo, levando em consideração instrumentos de transmissão da cultura, história e tradições.
Cujo conhecimento, além de ser imprescindível no diálogo intercultural, pode contribuir para a melhoria da qualidade do sistema educacional.
Portanto, oferecendo novos recursos pedagógicos, pensados a partir de realidades particulares.
O patrimônio cultural imaterial compreende as tradições e as expressões orais, as artes.
Desta forma, as práticas sociais e rituais, os conhecimentos e práticas concernentes à natureza e ao universo,
os saberes e fazeres ligados ao artesanato tradicional.
Assim sendo, o principal meio de transmissão desse patrimônio imaterial é a oralidade.
Por isso, nas sociedades tradicionais, o conto é um dos
meios mais utilizados para transmitir o patrimônio cultural
de uma geração a outra.
A ele cabe o domínio magnífico, do irreal e do imaginário.
Edjar Dias de Vasconcelos.