Educação intercultural matéria para concurso de professores, 2013, SP.
A educação intercultural não pode ser reduzida a algumas situações e/ou atividades realizadas em momentos específicos nem focalizar sua atenção exclusivamente em determinados grupos sociais.
Trata-se de um enfoque global que deve afetar todos os atores e todas as dimensões do processo educativo, assim como os diferentes âmbitos em que ele se desenvolve.
As ações afirmativas são estratégias orientadas desenvolvem estratégias de fortalecimento do poder de grupos marginalizados para que estes possam lutar pela igualdade de condições de vida em sociedades marcadas por mecanismos estruturais de desigualdade e discriminação.
Ter no horizonte, promovendo transformações sociais. Nesse sentido, são necessárias para que se corrijam as marcas da discriminação construída ao longo da história.
Visam melhores condições de vida para os grupos marginalizados, a superação do racismo, a discriminação de gênero, étnica e cultural, assim como das desigualdades sociais.
Outro aspecto fundamental é a formação para uma cidadania aberta e interativa, capaz de reconhecer as assimetrias de poder entre os diferentes grupos culturais e de trabalhar os conflitos e promover relações solidárias.
A perspectiva intercultural quer promover uma educação para o reconhecimento do outro, o diálogo entre os diferentes grupos socioculturais.
O elemento intercultural está orientado à construção de uma sociedade democrática, plural, humana, que articule políticas de igualdade com políticas de identidade.
Síntese formuda a partir da elaboração do próprio texto escrito por: VERA MARIA FERRÃO CANDAU.
Edjar Dias de Vasconcelos.