As técnicas pedagógicas de Freinet, matéria para concurso público.
Freinet desenvolveu sua prática pedagógica levando em consideração o habitat do aluno, o meio social e político.
Portanto, a pedagogia de Freneit desconsidera a realidade social complexa, uma educação descontextualizada, considerando apenas o processo formal pedagógico.
Com efeito, a denominada da pedagogia tradicional, desta forma, defensor da pedagogia nova e dialética.
Assim sendo, suas práticas pedagógicas tinham como objetivo aproximar a escola da vida real dos alunos, respeitando o grau cognitivo dos alunos, do mesmo modo, o mundo linguístico.
Jamais discutia temas desvinculados da vida comunitária, portanto, Freinet saia com os alunos passeando pelas proximidades, fazendo diversas observações empíricas.
Considerando sempre os aspectos diversos da natureza, da vida social, econômica e cultural, construindo a partir da realidade a educação formal.
Os debates eram registrados em livros, elaborados pelos os alunos, a retratação da própria vida, a partir do mundo praxiológico.
Assim sendo, as observações dos fatos relevantes, eram desenvolvidos os conceitos, como também a formulação dos conteúdos.
Deste modo, era organizada a cognição no desenvolvimento das habilidades, por meio da abservação e análise crítica dos conteúdos escritos.
O aluno o próprio sujeito da construção da cognição, o professor um importante colaborador na ajuda da construção do pensamento.
Portanto, as ideias eram registradas no cérebro codificando a memória cognitiva, desenvolvendo as argumentações e habilidades na construção das expressões, na elaboração das proposições, na formulação da escrita.
Em síntese tal procedimento foi o desenvolvimento da pedagogia de Freinet.
Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia. Estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.
Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br
Fone para contato a respeito das correntes pedagógicas, 011-9- 71-01-14.
Edjar Dias de Vasconcelos.