Como nasceu a Idade Medieval.

Ao longo do século V d.C, o Império Romano do Ocidente, sofreu constantes invasões dos povos bárbaros.

Do confronto destes povos invasores desenvolveu uma nova estruturação econômica, nascendo na Europa Ocidental o período Medieval.

Deste modo, foi esfacelado o Império Romano, em razão das grandes invasões germânicas.

A Igreja católica conseguiu manter-se como instituição, consolidando sua organização religiosa difundindo o cristianismo.

Com efeito, preservou também muitos elementos da cultura grego-romana.

Portanto, a Igreja passou-se a ter importante influência no mundo ocidental cristianizado, desenvolvendo relevante ação política na sociedade Medieval.

Teve como função, o papel de orgão supranacional, conciliando perante a sociedade os interesses da elite dominante.

Com efeito, superando as rivalidades regionais, sobretudo, entre a nobreza Feudal.

A Igreja conquistou grande riqueza, tornando dona de um terço das áreas cultivadas, sendo que a Igreja transformou-se na instituição mais rica do mundo.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia. Estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 02/05/2023
Reeditado em 02/05/2023
Código do texto: T7777993
Classificação de conteúdo: seguro