O significado da indigência cultural.

A etimologia vem do latim, indigentia, cujo significado de indigência, substantivo feminino.

Economicamente, penúria, pobreza extrema: morrer na indigência,

condição ou situação de pobreza extrema: socorrer a indigência.

Portanto, a indigentia, ausência de alguma coisa; condição do que está incompleto ou absolutamente ausente.

Deste modo, a pobreza é uma forma de indigentia, entretanto, existem diversas indigências, a principal além da indigência social e política, a indigência cultural.

A indigência cultural divide em muitos campos, o indigente etimológico, o indivíduo não conhece o verdadeiro significado da palavra,

O indigente epistêmico ou epistemológico, desconhece o fundamento das proposições, a fala não tem significação, o que está dizendo ou refletindo, sem sentido, o sujeito é ignorante.

O indigente linguístico, a pessoa não tem domínio das regras da gramática.

A indigência hermenêutica ou exegêtica, a pessoa não consegue entender um determinado texto, muito menos a sua interpretação.

Por último o indigente por área, a pessoa pode ser um grande médico cardiologista, entretanto, indigente em diversas áreas, todavia, o pior tipo de indigente é aquele que não tem domínio no campo de sua ação de trabalho.

Um juíz sem domínio hermenêutico, no campo da questão em análise, imagina poder existir corrupção passiva, entre a iniciativa privada e o cidadão comum, sem a presença do poder público, deste modo, condena a pessoa por ter sua casa reformada.

Com efeito, qualquer indigente cultural, resulta do analfabetismo generalizado, no Brasil a indigentia atinge tanto a burguesia como o proletariado, aquele supostamente acadêmico, jornalista, economista, juíz etc.

Entretanto, ser indigente sobretudo, epistemológico, para quem não é pobre, essencialmente vergonhoso.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 16/04/2023
Reeditado em 16/04/2023
Código do texto: T7764913
Classificação de conteúdo: seguro