AS OPORTUNIDADES
Na vida, nós, seres humanos, temos várias oportunidades. De fazer isso ou aquilo. O bonito de um aproveitamento de uma chance, é quando a transformamos em um bom feito. E fazer o bem é um belo feito. Na nossa cultura, se basearmos nosso critério aqui, pelo menos, de cultura como história de nossos feitos, teremos uma continuidade de feitos. Não vou dizer que a história de feitos é toda construída de belos feitos. Leia-se qualquer livro de história, e nele veremos que houve na vida dos personagens, obstáculos. E o ideal seria que houvesse em suas páginas só bons feitos. Mas não somos perfeitos.
Ampliando o conceito de cultura para o conceito de comportamentos realmente exemplares, nossos povos americanos, educados para o bem, são já grandes povos. Mas se não houvesse aqueles obstáculos a que me referi, seriam povos de uma grande maturidade cultural.
Não estou querendo ofender a AMÉRICA, a nossa, nem ser eu quem vai com umas palavras nortear alguém para o caminho de todos fazendo o que é correto. Sou pequeno, reconheço e também tenho meus pecados.
Temos as religiões, temos as escolas, as universidades, e a nossa história política, e tudo isso faz parte da cultura de um povo.
Mas temos muito mais aqui em nosso solo mesmo. Para quem conhece o verbo reiterar, que é quase a mesma coisa de reafirmar, já viu a que vem este texto.
Tudo o que nos ajuda, como recurso intelectual, religioso, como costumes, está aí a construir o caminho de nossa cultura. Lá pela frente, no nosso futuro, os olhos que puderem verão o que construímos como nossa cultura. Este texto é só para chamar a atenção dos espíritos mais atentos e mais ligados a fazer o bem, seja a quem quer que seja, que os responsáveis por nós, por nossos irmãos e compatriotas, somos nós. E vamos vivendo e no nosso caminho fazendo tanto a nossa história pessoal quanto influindo em outras histórias.
Mas, mas para finalizar, podem me chamar de pregador. Se bem que quando o pregador sobe ao púlpito, os ouvidos ficam atentos. Até que para um texto como esse seria bom.
Façamos o bem sempre que estiver ao nosso alcance. E termino escrevendo como comecei, não nos faltam oportunidades de fazê-lo. E quando errarmos que possamos refletir e aprender com nosso erros, para que possamos nos reerguer e caminhar ao destino de podermos ser lição de vida.