Como é construido o pesamento, na perspectiva de Vygotsky e Edjar Dias de Vasconcelos.

Um diálogo imaginativo a posteriori, entre Lev Vygotsky que nasceu no final do século XIX e morreu no ínício século XX, 1886-1934, sendo bielo russo, muito perseguindo pelo regime comunista, morreu jovem ficando doente devido o

sofrimento decorrente das perseguições soviéticas, um gênio, homem exuberantemente culto.

Edjar Dias de Vasconcelos, nasceu na desconhecida cidade de Itapagipe Minas Gerais, na fazenda Serra da Moeda, viveu a infância entre Serra da Moeda, Douradinho e Itapagipe, absolutamente desconhecido em sua cidade.

Edjar foi para o seminário dos padres Lazaristas, congregação a qual tem imensa gratidão, estudou em diversas universidades as melhores do mundo, com formação em Filosofia Pura, Psicologia, História e Teologia, tirou dez no Exame Universa, tem muitas especializações, nos campos da Filosofia, Psicologia, Filologia e Política.

Escreveu uma tese fascinante em Astrofísica, explicando a origem da matéria, como surgiu o universo a partir da anti matéria, tese fundamentada na energia do átomo quântico.

Também foi muito perseguido internamente no convento como seminarista, devido suas ideias científicas, entretanto, era político afável conseguiu sobreviver, deixando posteriormente, a Igreja devido ser muito crítico.

Edjar estudou em diversos lugares, ultimamente, vive e ama a cidade São Paulo, do mesmo modo, a cidade de Itapagipe, apesar de quase não ir a essa cidade.

O grande diálogo.

Formação do Pensamento e Linguagem em Vygotsky.

Um formidável diálogo entre edjar e Vygotsky, sendo o último exuberante filósofo e psicólogo soviético, Edjar brasileiro, filósofo, psicólogo, historiador e teólogo.

Um diálogo a posteriori, logicamente uma suposta conversa entre ambos na perspectiva do entendimento da construção cognitiva do pensamento.

Edjar Dias de Vasconcelos, domina diversas áreas do conhecimento, no campo da Genética, Filosofia, Psicologia e Pedagógia, epistemologicamente, entre outras ciências, do mesmo modo, Vygotsky no passado dominava com sapienência tais áreas, autor do magnífico livro: Pensamento e linguagem.

Edjar elaborou diversos artigos científicos, publicados em sites, tais quais: O homem é seu cérebro, como produto da linguagem, O funcionamento da linguística a partir do habitat sapiens, O que é o princípio de identidade na construção ideológica do pensamento, entre outros.

Vygotsky o criador da teoria da construção do saber, sendo seus trabalhos elaborados pelos anos 30.

Sua magnífica obra, Pensamento e Linguagem, na qual defende a tese a impossibilidade da construção do pensamento sem o desenvolvimento da linguagem, sendo a última o grande instrumento de solidificação da memória. A construção do saber.

Edjar o pensamento é fruto da linguagem, entretanto, a referida é produto de uma revolução morfológica, homem só tem linguagem pelo o fato que macacos prossímios desceram das árvores adentraram a savava a procura de carcaças para comerem.

Portanto, os prossímios, isso a vinte e quatro milhões de anos, tiveram que erguerem suas cabeças para verem a distância seus devoradores, leões, tigres e hienas, objetivo pelo o instinto ficarem distantes dos seus comedores.

Magnífica revolução morfológica senhor Vygotsky, concordo perfeitamente respondeu o grande pensador soviético.

Edjar afirma categoricamente ao filósofo soviético, não era para existir a linguagem, o homo apenas mais uma espécie qualquer, portanto, não é possível compreender a construção da cognição sem o entendimento da Teoria da Evolução de Darwin, posteriormente, a Biologia sintética.

Sem a Biologia não se compreende a construção do pensamento, através da evolução e adaptacão ao mundo natural, nasce deste modo, o homem cognitivo, quando os macacos ergueram suas cabeças, tiveram que sobrepor os corpos sobre suas patas.

Com efeito, a cabeça ficou também sobreposta ao pescoço, o surgimento do homo bípede, possibilitando o nascimento das cordas vocais na produção do som, produzindo, posteriormente, a linguagem transfomada em cognição.

Lógico senhor Vygotsky, a linguagem é muito recente, foi necessário a criação do alfabeto fenício para o pensamento poder ser construído, magnífico disse o pensador soviético.

Todavia, a evolução foi longa e contínua, de prossímios a proto hominídeo, hominídeo ao homo sapiens, hoje homo de neandertal o que somos.

Vygotsky profundamente influenciado pela Filosofia da mente, como também pela Filosofia da linguagem, Edjar Dias de Vasconcelos do mesmo modo.

O referido soviético, estudou criticamente o campo da linguística, particularmente a Filosofia como fundamento e a Psicologia como sustentação da linguagem.

Em sua obra referencial elabora a questão da internalidade, Pensamento e Linguagem, livro indispensável ao estudo da Pedagogia contemporânea, como a pós contemporânea.

Edjar a preocupação fundamental de Vygotsky refere-se à visão tradicional de cultural no mundo ocidental, particularmente, Santo Agostinho, sua crítica contrária ao mundo tradicional ocidental, sobretudo, ao platonismo grego.

O discurso como representação da fala, expressão exterior do processo, cuja dinâmica representa a essencialidade interna da memória. Com efeito, a linguagem como mecanismo indispensável à formação do pensamento.

Vygotsvy anuncia de forma categórica, a imagem do pensamento, a estrutura de sua lógica pode ser colocada na memória como fundamento linguísitco, o que deve ser feito, na elaboração de uma dialética crítica.

Edjar a fala para Vygotsvy serve como expressão do pensamento desenvolvido, sendo o mesmo, reestruturado na medida em que a linguagem é completada, fruto do tempo como produto histórico.

Para Edjar Dias de Vasconcelos, o homem é o seu cérebro, cujo o funcionamento depende do seu habitat, a ideologia do pensamento construído formata o princípio da identidade.

Deste modo, o homem é fruto da sua ideologia identitária, o cérebro construído tem dicultado em sua reconstrução na remodução dos equívocos, então respondeu Vygotsky concordo perfeita com suas proposições senhor Edjar.

Entretanto, continuou Vygotsky, é importante a relação dialética, na construção do pensamento, os aspectos internos e externos, procedimentos mútuos para a elaboração do conhecimento, perfeitamente, senhor Vygotsky afirmou Edjar.

Continuou Edjar, nessa lógica o individuo aparece como sujeito, sendo que para Vygtsky a linguagem está em sintonia com atividade consciente do pensamento, como processo cognitivo do saber representado pelo mecanismo de síntese.

Da forma exatamente construída, motivo pelo o qual o indivíduo aparece como sujeito em tal processualidade.

Vygotsky a ideia principal o pensamento construído, obedece aos estágios adequados em relação ao mundo infantil, as significações da linguagem no conhecimento acumulado pelo processo de síntese, exatamente concordou Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar nenhuma pessoa pode viver de forma isolada, isso é mais que evidente, todo criança vive uma vida social na perspectiva de sua relação do pensamento em construção, motivo pelo qual o pensamento construído é fruto do habitat de cada sapiens.

Vigotsky o que significa obviamente assimilação dos signos linguísticos, em um primeiro momento, por exposição exatamente aos estímulos sociais, políticos e econômicos, Edjar exatamente.

Edjar tudo que se aprende e desenvolve por meio da construção resulta do meio, como fruto da socialização, internaliza-se posteriormente, construindo ou reconstruindo.

Exuberante senhor Edjar, ponderou o filósofo russo.

Edjar o que reflete epistemologicamente Vygotsky, a cada mediação cultural formulada, em seus devidos tempos históricos, o que deve ser entendida, nessa análise epistêmica.

Edjar o instante em que se entende explicitamente determina se individualmente, a denominação etimológica, entre as pessoas e o meio social.

Vygotsky pode-se dizer do interpsicológico, relação da criança com o meio e a construção do pensamento pela própria criança, a partir daquilo que já foi internalizado.

Edjar a obra de Vygotsky defende uma tese interessante, a explicação para a compreensão de seu fundamento analítico e global.

Edjar a fortiori sintetiza, culturas diferentes, linguagens diferentes, pensam o mundo diferentemente.

Vygotsky até mesmo na mesma cultura o mundo é pensado como modelos antagônicos, importante perceber, as pessoas não têm os mesmos paradigmas de referência.

Para finalizar no final dos seus estudos epistemológicos Vygotsky começa entender de forma coerente, o pensamento com o desenvolvimento sócio cultural da fala.

Edjar a pessoa com a linguagem estruturada psicologicamente e socialmente, passa compreender o mundo, não apenas com seu olhar, mas sobretudo, com a lógica estruturada da sua linguagem propositada.

Vygotsky o mundo é o limite da linguagem, de sua formulação, aqui está à relatividade da construção do saber, a extensão da fala cognitiva.

Edjar com o tempo, a práxis adquire a mesma proporcionalidade, o que é o saber, como desenvolve sua elaboração, na perspectiva do contexto caracterizado.

Com efeito, a cultura é apenas a limitação da construção do pensamento explicitado, a linguagem elaborada.

Vygotsky a forma de agir, o modo de ser, passa necessariamente pelo mesmo mecanismo do entendimento.

Edjar portanto, a construção do pensamento é o limite do tempo, da história e da criação da linguagem.

Vygotsky a formulação dos raciocínios e dos mecanismos dos seus desenvolvimentos, a processualidade descrita.

Desse modo, a natureza do pensamento depende do contexto cultural, social e político, a linguagem a evolução do tempo histórico e sua materialização analítica.

Edjar o homem é exatamente seu cérebro em contínua elaboração, desta forma, o homem é a sua memória ideologizada sustentada pelo princípio da identidade, motivo pelo a razão é alienada.

Portanto, senhor Vygotsky, onde chegou o DNA mitocondrial da primeira célula mater, na evolução para o macaco chimpanzé, o que é exatamente o homo sapiens, pois tem o mesmíssimo DNA do referido primata.

Tal elaboração foi realizada em um suposto diálogo aposteriori, entre Edjar e Vygotsky no entendimento do meio pensando do qual o pensamento é construido.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, PUC de São Paulo, Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, Antigo Testamento, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.

Licenciado em Filosofia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 26/03/2023
Reeditado em 28/03/2023
Código do texto: T7748988
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