Quando os mitos complementa a midia

As mitologias antigas estão presentes em nosso dia a dia , principalmente na nossa cultura como: cinema, animações , quadrinhos, livros e outras mídias.

Podemos citar exemplos como Hercules, que teve adaptações na Era de Ouro de Holywood em 1958, com Steve Reeves, e posteriormente sucedido pelo então novato Arnold Schwazernegger em 1970, e o ator que ficou marcado por interpretar o herói grego foi Lou Ferrigno, o eterno Hulk do seriado dos anos 70.

Vale lembrar que a mitologia greco romana proporciona uma riqueza de histórias como A Odisseia, um dos quais me lembro e me marcou foi a versão de 1997 com o ator Armand Assante interpretando Ulisses, em busca de seu regresso a Itaca, e acaba vagando por 20 anos enfrentando a ira dos deuses, para retorna aos braços de sua esposa Penélope .

A mitologia egípcia também teve suas estórias contadas no cinema, Os deuses do Egito ( 2016), com o ator Gerard Buttler no papel do deus Set, como um vilão destruindo e dominando a hierarquia divina egípcia.

O Cavaleiro da Lua, a serie da Marvel disponível na Disney plus mostra o anti herói Marc Spector ( Oscar Issacs), dominado pelo deus da Lua Konshu e tentando eliminar uma seita que quer dominar o mundo e o mundo dos deuses.

Thor o grande herói da Marvel, que teve os seus altos e baixos , é um dos grandes ícones dos quadrinhos e por quase sessenta anos , colocou a mitologia nórdica no mapa, incluindo o arco do Ragnarok, que significa o apocalipse dos deuses nórdicos.

Nos cinemas Thor teve os seus arcos adaptados medianamente, deixando a desejar.

Nos videogames, temos a serie God of War, realizado em 2005 e apresenta Kratos um general esparto filho de Zeus que se entrega à Ares e mais tarde o mata, posteriormente se volta contra os deuses olimpianos e com sucesso os eliminam.

Atualmente foi lançado para o Playstation 4, o God of War, onde Kratos e seu filho Atreus ( Loki), enfrentam os deuses nórdicos.

Recentemente a Dc lançou Shazam: Furia dos Deuses, onde o antigo Capitão Marvel enfrenta as filhas de Atlas, mesmo com as criticas negativas, Shazam ainda apela para os deuses gregos.

Não importa o gênero de filme, animação, manga ou quadrinhos, sempre alguns autores buscarão inspiração nos mitos, seja grego, indiano, egípcio, pré colombiano, mas o importante e termos cultura e diversão.

Luis Eduardo Martins Garcia
Enviado por Luis Eduardo Martins Garcia em 22/03/2023
Código do texto: T7746436
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.