Quem foi o filósofo Epicuro.

Epicuro 341 -271 a.C, filósofo grego, viveu no período denominado Helenístico.

Defensor do prazer, defendia a ideia que homem é produto da evolução, passando por estágios evolutivos, antecipando Darwin.

Nasceu em Salmos Grécia, estudou Filosofia, era inteligente, foi aluno de Pânfilo, seu professor gostava das ideias de Platão, Epicuro detestava o referido filósofo, do mesmo modo, Aristóteles.

Posteriormente, Epicuro mudou para Téos, teve contado com teoria atômica, pregada pelo o grande discípilo de Democrito, Nausífanes.

Epicuro usou da Teoria Atômica de Demócrito, com a finalidade de fundamentar o átomo, como base epistemológica da origem de todas as coisas.

Os átomos são indivivíseis compostos de energia quântica, todas as formas de mudanças resultam da combinação das partículas atômicas.

Portanto, os átomos movimentam constantemente, os seres humanos são compostos de átomos, a vida não tem sentido, não existe alma, deus é uma ideologia, nunca existiu, a morte é o término da cognição, o homem quando morre, mimetiza-se na natureza, sua realidade atômica transforma-se em poeira química, entretanto, preserva no mundo natural a realidade atômica.

A única finalidade da existência humana é o prazer, o homem pode fazer que lhe fizer bem, pois não existe punição sobrenatual, seja livre que será feliz.

Diante das leis naturais o homem deve ser complacente, pois não tem como ser diferente, deste modo, busque a felicidade no prazer enquanto existir, posteriormente, será o desaparecimento, como se nunca tivesse existido.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 13/03/2023
Reeditado em 13/03/2023
Código do texto: T7739492
Classificação de conteúdo: seguro