CARNAVAL - Uma maratona
CARNAVAL – Uma maratona cultural
Em que pese seu lado violento, agressivo pelos lados do povo, que, sempre extravasa com bebidas, armas, sexo, e aventuras, o lado cultural, e, de bastidores do carnaval é uma maratona de cultura!
Pelas suas “escolas” desfilam um grande leque de momentos, que retratam a cultura brasileira de sua história e do recente. Nas letras dos seus enredos, nos segmentos das suas escolas, nas evoluções do desfile, nos seus sambas e nas fantasias, o resgate de toda as memórias culturais que se fazem memórias de tão ricas histórias!
Do carnavalesco até o passista da Porta Bandeira, todos fazem parte dessa construção cultural, que encarna com suas imagens, cenários, atitudes, cânticos e hinos, todo um acervo de cultura e mexe remexe o folclore da nossa vasta cultura.
Cada momento das Escolas, reflete um momento específico desse grandioso desfile. O estão psíquico, e, de humor de cada participante do desfile mostra bem, a que vieram esses componentes humanos e artistas, que, se devotam nas avenidas, para bem encarnar o espírito dos temas lemas propostos pela direção da Escola!
Para o deleite do público nas arquibancadas é uma aula de história cultural, que rememora valores perenes e perpétuos do nosso Brasil ao longo de toda a sua rica história!
O carnaval leva uma gigantesca sala de aula para as ruas e avenidas, cujos alunos, e, quem ganha é o público, que, o assiste e seus professores (PASSISTAS, MESTRE ESCOLA, PORTA BANDEIRA, BATERIA, PUXADORES DE SAMBA, DESTAQUES, FANTASIAS, ALEGÓRIAS, CARROS, E SOBRETUDO A FERRENHA DISCIPLINA NAS EVOLUÇÕES)!
Numa profusão de cores, harmonia de movimentos, identificação com a Escola no Samba enredo, na harmonia das progressões, tudo levam ao público a empatia da Escola quando transmite seu recado histórico com seu enredo e toda a sua apresentação!
Na minha opinião, vale muito a pena, assistir e prestar muita atenção, naquele momento histórico, que as Escolas querem transmitir, principalmente pelas imagens da televisão, que é bem mais explícita e explicativa nos seus aspectos culturais!
O CARNAVAL, repito, exceto um meio onde prolifera a violência, o sexo, o roubo, os assaltos, as drogas... É também uma oportunidade de se conhecer os aspetos da nossa história, às vezes, daquilo que jamais ouvimos falar, mas, que naqueles momentos dos desfiles estão ali sendo mostrado de uma forma lúdica com o seu envolvimento artístico!
É a grande e gigantesca sala de aula onde a plateia nas arquibancadas são os alunos, e, o maior “áudio-visual pedagógico”, no processo didático de ensinamento da nossa história!
Jose Alfredo