O pensamento político de Rosa Luxemburgo e o ideário pós contemporâneo.

Rosa Luxemburgo 1870-1919.

Filósofa revolucionária, entendia que a justiça social só seria possível no socialismo, descartava portanto, o liberalismo econômico.

Com efeito, o capitalismo fundamentado no liberalismo econômico, como fruto da Revolução Industrial, era para Rosa Luxemburgo, essencialmente ruim, sobretudo, para a classe trabalhadora.

Assim sendo, não era possível a justiça social dentro do capitalismo.

O caminho para transformação social seria por meio de uma revolução política, a implantação do socialismo.

Deste modo, não aceitava o pensamento revisionista de Berstein, o ato transformativo institucional, através da democracia o estabelecimento da justiça social, do mesmo modo, o fatalismo revolucionário de Kautsky.

Portanto, acreditava que o socialismo seria natural no interior do desenvolvimento histórico, por intermédio da classe trabalhadora consciente e organizada, objetivando a Revolução Socialista, os meios de produção em mãos do Estado político.

Como tal era marxista, acreditava no materialismo histórico, entretanto, também influenciada por Lenin.

Entendia que a consciência proletária não era naturalmente espontânea, o proletariado precisava ser despertado, consciencizado, o trabalhador por natureza ingênuo politicamente, pensa ideologicamente como a burguesia, portanto, reacionário.

Posteriormente, Antônio Gramsci, formulou uma teoria epistemológica, concordava com a revolução socialista defendida por Luxemburgo, todavia, é necessário antes uma revolução cogniva, sem cultura política crítica o proletariado não liberta da miséria.

Com efeito, a consciência política do operário deve ser trabalhada, a classe trabalhadora organizada, na perspectiva da ação revolucionária proletarizada.

Deste modo, a grande revolução, o estabelecimento do bem estar social, através do Estado político socialista.

No tempo histórico de Rosa Luxemburgo, a luta política se dava entre o liberalismo econômico e o socialismo, direita e esquerda, crescimento econômico, com a concentração da riqueza.

Entretanto, hoje na pós contemporaneidade, a luta política objetivando o bem estar social, não se efetiva mais entre o liberalismo econômico e o socialismo.

Todavia, entre o social liberalismo e o neoliberalismo, ambos os modelos, defendem a iniciativa privada, o novo marxismo, produto da nova esquerda, crescimento econômico com equalização social ou seja a divisão da renda.

Neoliberalismo pensamento da direita e extrema direita, defendem a concentração da renda não apenas pelo trabalho, entretanto, através da especulação financeira por meio da elevação da taxa de juros.

Deste modo, cria uma nação pobre, um proletariado miserável, e a burguesia financeira trilionária, a produção da riqueza por meio da especulação financeira e não pelo trabalho.

Com efeito, desta forma, deve ser entendido o novo ideário de produção da miserabilidade de uma nação, esquerda e direita, a defesa em jogo do social liberalismo contra o reacionarismo da Escola de Chicago, o direitismo reacionário.

Dois exemplos destas novas escolas, Lula seguidor do social liberalismo, Bolsonaro do neoliberalismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 11/02/2023
Reeditado em 12/02/2023
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