Compartilhando uma ideia: espaço virtual para histórias do povo

Olá, pessoal. Redigi o texto abaixo, com uma ideia para ser desenvolvida em minha cidade. Estou compartilhando, quem sabe não seria, com as devidas adaptações, uma boa ideia para a cidade de vocês também? Fiquem à vontade para desenvolver a ideia e compartilhá-la com outras pessoas.

* * *

ESPAÇO HISTÓRIAS DO POVO

Certa vez observei nas dependências no Cine Teatro de Jaboticabal uma fotografia da construção daquele edifício. Na foto havia pessoas e acreditei se tratar de pedreiros que trabalharam na obra. Fiquei me perguntando quem seriam, o que sabem deles os filhos, netos e bisnetos e qual história contariam sobre este episódio. Lembrei que nos livros dedicados à história da cidade encontramos entre as consideradas personalidades históricas, somente pessoas da elite, como políticos, empresários e gestores.

Por este motivo, acho importante criar um espaço (website, por exemplo) em que pessoas do povo contem sua versão da história: o nascimento e crescimento de um bairro, como era a escola em que estudaram na infância, o dia a dia de empresas e estabelecimentos em que trabalharam e que já não existem mais, o antes e depois de alguma mudança importante (construção da atual prefeitura, por exemplo), entre outros acontecimentos relevantes na cidade.

O material de registro pode ser de vários tipos: vídeos e áudios de depoimentos, texto, fotografia. Pode ser produzido pelos responsáveis do projeto, por meio de entrevistas, ou recebido de colaboradores diversos. Daí a importância de haver jornalista(s) trabalhando no projeto, seja ele(s) próprio(s) produzindo o conteúdo ou analisando e editando conteúdo enviado por outros colaboradores, que podem ser gravações realizadas por jovens e adultos de um parente idoso narrando um fato do passado, por exemplo. Se a ideia de receber material de colaboradores for interessante, além das pessoas comuns, pode-se receber material produzido por outros jornalistas, escritores, comunicadores de rádio, entre outros profissionais, o que pode enriquecer sobremaneira o acervo por meio de um trabalho colaborativo tipo Wikipédia.

No caso de colaboradores que enviarem vídeo, deve-se verificar a condição de direito de imagem. E das colaborações de um modo geral, verificar se vai ser solicitada participação voluntária ou se haverá pagamento de gratificação a quem quiser participar. Se for preferível pagamento de gratificação, pode-se pensar na elaboração e inscrição de um projeto em bolsas de fomento a atividades culturais financiadas pelo governo ou crowdfundings/vaquinhas virtuais. Esta última opção pode ajudar a cobrir outras despesas para a criação do espaço.

Escrito por Gabriel L. Trizoglio em 05/02/2023