A "EXPERIÊNCIA" DE ALFREDO PEREIRA

O povo sertanejo, em muitas tradições e costumes, dispõe de certas suposições para presumir alguns fatos. Contam também com as “experiências”, uma espécie de oráculo, aviso, que com isso, demarcam acontecimentos futuros. Muitos consideram como superstições, outros como algo sem voga. Mas, o mais bonito disso tudo, é a riqueza de características, próprias do povo sertanejo. Em conversas do dia-a-dia, se tratam dessas “experiências”, que, no linguajar do matuto, do agricultor, representa indícios de bom inverno.

Em muitos depoimentos, os mais antigos nos contam um fato muito interessante, que é a “experiência de Nossa Senhoras das Candeias” no dia 02 de fevereiro.

Em destaque, no sítio Lagoa do Mato, município de Cachoeira dos Índios – PB, residia o senhor Alfredo Pereira da Costa, um homem que tinha muita fé nas “experiências”, em particular, no dia 02 de fevereiro.

Contam-nos, algumas pessoas que o conheceram, que ele ficava um bom período da noite observando o céu, alguns dizem que ficava até à meia-noite e, se visse algum relâmpago, em qualquer direção, se animava e deduzia: há inverno.

Ainda, conforme os relatos, no dia seguinte ao da “experiência” ele saia de casa para negociar gado. Na sua casa, no sítio Lagoa do Mato, logo se formava uma grande fila de pessoas para pedirem grãos emprestados (feijão, milho, etc.).

Bom, se é verdade ou não tais “experiências”, sabemos que elas direcionam o sertanejo, além de transmitirem uma tradição muito antiga e bonita.

Luiz Izidorio
Enviado por Luiz Izidorio em 03/02/2023
Código do texto: T7710493
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.