Demócrito 460-370 a.C e a relação da Física pré- socrática com a Física Quântica moderna.

Demócrito foi um grande filósofo pré socrático, sua ideia principal, entendia que a realidade é dividida empartículas.

Portanto, foi também o primeiro físico em compreender que o mundo é constituido por átomos.

Com efeito, esses átomos energizados diferenciados por forma, ordem e posição, entretanto, imperceptíveis.

Deste modo, a denominada energia quântica, a física moderna, o princípio da incerteza, Heisenberg o átomo de ondulação e o átomo de partícula formulação da teoria da relatividade de Einstein.

Os átomos estão em movimentos eternos, sempre existiram é da combinação dos átomos que surgiu e evoluiu o mundo e tudo que existe neste planeta.

Demócrito propõe a primeira divisão das ciências, a lógica responsável pela procura da verdade, a física o entendimento da composição material dos corpos.

A matéria é produto do próprio universso, não existe nenhum princípio criacionista, sendo que o cosmo tem seu fundamento próprio cosmo, movimentando no infinito, nada tem sentido ou finalidade.

A existência humana apenas uma composição atômica energizada, o homem é massa atômica, sendo que toda composição atômica, mimetiza-se na transformação do corpo na natureza, a vida é metamorfose.

Com efeito, na natureza não existe morte, tão somente mudanças de estado, motivação pela qual não é possível a ressurreição do corpo, pois o referido não morre, mudou-se de estado físico.

Demócrito afirma que o homem deve fugir de deus, pelo fato que o mesmo não existe, apenas uma ideologia metafisica.

Assim sendo, a vida moral justifica-se na própria existência sapiens, a felicidade a manifestão do comportamento livre.

A física quântica moderna remonta-se nos princípios da física desenvolvida pelo filósofo Demócrito.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, Antigo Testamento, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.

Licenciado em Filosofia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 02/02/2023
Reeditado em 03/02/2023
Código do texto: T7709656
Classificação de conteúdo: seguro