10 opções de Lazer Gratuito em São Paulo
Morar na maior metrópole da América Latina traz um senso de pertencimento a um imenso nada. As cidades grandes tendem a afastar as pessoas em micro-bolhas de infelicidade e solidão. Sendo assim, por que não tentar descobrir meios de interação com outras pessoas? A solidão tem sido um problema sério em nossa sociedade contemporânea e tudo piorou com a pandemia C-19, onde as pessoas que estão isoladas desde 2020, mantém a mesma rotina por hábito adquirido ou por um medo surreal, mesmo após 4 ou 5 vacinas, de socializarem. Muitas pessoas viram entes queridos falecerem e isso não é nada fácil.
Conhecendo um pouco de São Paulo, deixo aqui 10 opções para quem quiser se divertir e, quem sabe, encontrar um grande amor na imensa terra da garoa. Tudo é válido, menos ficar em casa tomado pelo morfo.
1. ANDAR PELA PAULISTA - Rola tanta coisa num passeio pela avenida paulista, qua há uma grande chance de que encontre algo ou alguém pra conversar. Você encontrará rodas de amigos, otakus, góticos, enfim, pessoas de todos os tipos. Com um pouco de entrosamento, conseguirá um contato e até alguém para colocar na sua agenda. Alugue uma bike, coloque uma roupinha descolada e dê uma passeada!
2. BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE - A segunda maior biblioteca do Brasil é um oásis para entretenimento e cultura. Com uma rica programação cultural, para além dos livros, há shows, encontros com autores, peças, debates, oficinas. Chorinhos em dias de Sábado. É uma das minhas opões preferidas de lazer.
Local: R. da Consolação, 94 – Consolação.
3. CENTRO CULTURAL DE SÃO PAULO (CCSP)- O lugar onde encontrei a mais rica programação cultural gratuita. Uma pinacoteca, discoteca, espaços expositivos, cursos, cinema, teatro. Enfim, você encontrará cartazes e informações para fazer de tudo. Estando na Liberdade, que já é um ponto turístico por si só. Não vai te faltar companhia.
Local: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Horário: Seg, a sexta, das 10h às 20h; sábado e domingo, das 10h às 18h
4. MASP- Museu de Arte de São Paulo - Possivelmente contém os melhores acervos artísticos de São Paulo e conta com um arquitetura que preza pela iluminação. Mas as entradas gratuitas são apenas às terças feitas. Você também poderá encontrar oficinas. Informe-se com os funcionários. Deve haver algo que goste e que esteja rolando por lá: oficina de pintura, dança, tanta coisa.
5. MIRANTES- Ver São Paulo do alto é a coisa mais interessante para se fazer quando a grana está pouca. Levar seu affair para o topo do mundo a um custo zero pode ser um programa pra lá de romântico.
*Mirante do SESC, gratuito, precisa de agendamento pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo Portal Sesc SP; Avenida Paulista, 119, Bela Vista;
*Edifício Copan Agende pelos telefones +55 11 3257-6169 e +55 11 3259-5917; Local: Avenida Ipiranga, 200; gratuito.
*Edifício Martinelli , precisa retirar ingressos gratuitos pelo site do produtor ( https://www.sympla.com.br/produtor/visitamartinelli ), Local: Rua São Bento, 397 a 413;
*Museu de Arte Contemporânea da USP – MAC gratuito. Depois das 21h só é permitido o acesso a quem for para o bar e restaurante; Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301; Terça a Domingo, das 11h às 21h;
6. BECO DO BATMAN/VILA MADALENA- Apesar das lembranças que guardo da Vila Madalena não serem as melhores, o Beco do Batman é o melhor tour artístico da região, por conta dos belíssimos grafites dispostos nos muros , que rendem ótimos ensaios fotográfico. Ainda lembro das asinhas grafitadas nas paredes (@gatunoart e )que usava para fazer composições quando vivia com o Pedro. Além das asas de pavão e anjo, muitas faces, cores vibrantes e uma paisagem de tirar o fôlego a custo zero. Local: Rua Gonçalo Afonso, Vila Madalena;
7. PINACOTECA- A Pinacoteca é um desbunde, wow! Toda em tijolo aparente, com arquitetura do século XIX, adornada com obras de Portinari e Anita Malfatti. Vindo pela Estação da Luz, que também é belíssima, você terá uma experiência imersiva maravilhosa. Infelizmente a Pinacoteca só é gratuita aos sábados. Local: Praça da Luz
8. MUSEU DE ARTE SACRA- Próximo à Estação da Luz, você também poderá desfrutar do Museu de Arte Sacra. Ele apresenta um belo acervo com obras católicas. O museu é gratuito aos sábados. Local: Av. Tiradentes, 676;
9. PARQUE DO IBIRAPUERA- Se notabiliza pelo reduto natural em meio a selva de pedras que é São Paulo e, claro, por ter uma quantidade surreal de atrações gratuitas: MAM, Museu Afro-brasileiro, Planetário Prof. Aristóteles Orsini. Além de espaços para andar, correr, andar de skate, malhar etc.
10. Theatro Municipal- Assista coros, orquestras e peças.... De grátis! O teatro municipal oferece espetáculos guiados, os ingressos devem ser retirados on-line um dia antes, de terça a sábado. O teatro é tão bonito e o clima tão mágico que vale super à pena não perder jamais. Local: Praça Ramos de Azevedo.
Há muito mais para se dizer sobre entretenimento gratuito em São Paulo: O Viveiro Manequinho Lopes, O Memorial da América Latina, As Igrejas, Sinagogas, o Solo Sagrado. Tanta coisa linda e maravilhosa que você não poderá jamais dizer que não há opções turística em São Paulo. Fuja da mesmice!