Quem foi Tereza Francisca de Jesus, esposa de Manuel Batista Carneiro, ambos da cidade de Itapagipe, M.G.

Você sabe quem foi Tereza Francisca de Jesus da cidade de Itapagipe Minas Gerais.

Irmã de Vicente Bonito, tia de Florêncio Bonito, Nicolau Bonito e Elias Bonito.

Tereza Francisca de Jesus a única filha de Antônio Bonito, casado com Maria de Jesus Bonito.

Na literatura não sabemos o verdadeiro sobrenome de Tereza Francisca de Jesus, pelo fato que todas as mulheres ao serem batizadas pelos padres de Campina Verde perdiam o verdadeiro sobrenome.

Todavia, o pai de Tereza Francisca de Jesus, cujo sobrenome era desconhecido ao ser registrado tardiamente, por ser muito bonito, o cartório colocou em Antônio o seu apelido, Bonito, deste modo, Antônio Bonito.

A mãe de Tereza Francisca de Jesus, Maria de Jesus Bonito, teve seu nome descaracterizado pelo Batismo.

Portanto, não sabemos o sobrenome verdadeiro família de Tereza Francisca de Jesus.

A família Bonito de Itapagipe, praxiologicamente não existe foi apenas um apelido transformado em sobrenome.

Existem outros bonitos, de origem da Itália, Espanha e Portugal, entretanto, sem grau de parentesco com os Bonitos de Itapagipe.

Tereza Francisca de Jesus casou com Manuel Batista Carneiro, neto de Pedro Carneiro Leão casado com Maria de Jesus Carneiro, filho de João Batista Carneiro casado com Cândida de Jesus Carneiro.

Assim sendo, Tereza Francisca de Jesus perdeu totalmente a sua genealogia, surgindo em Itapagipe a família Batista Carneiro, sendo que Batista, no caso desta família foi uma homenagem a São João Batista, o dia em que nasceu João Batista Carneiro, cujo o nome verdadeiro seria João Carneiro Leão.

Com efeito, etimologicamente não existe a família Batista em Itapagipe, entretanto, duas genealogias, Batista Carneiro e Carneiro Leão ambas constituem a mesma família.

João Batista Carneiro e Cândida de Jesus Carneiro, tiveram filhos e filhas entre eles, Manuel Batista Carneiro, Joaquim Batista Carneiro, Gerônima Evangelista de Jesus e Maria Bilica de Jesus Batista.

Manuel Batista Carneiro casou com Tereza Francisca de Jesus, tiveram vários filhos e filhas, entre eles, Gerônimo Batista Carneiro, Sebastião Batista Carneiro, Francisco Batista Carneiro, José Batista Carneiro, Raul Batista Carneiro, João Batista Carneiro, Cândida Batista de Jesus, Luiza Batista de Jesus, Ana Batista de Jesus, Maria Batista de Jesus e Josefa Batista de Jesus, ainda tiveram um filho de criação Cristino Costa e Silva.

O nome Cândida Batista de Jesus, foi uma homenagem que Tereza Francisca de Jesus prestou a sua sogra, Cândida de Jesus Carneiro mulher de João Batista Carneiro, do mesmo modo, seu filho João Batista Carneiro, ao sogro João Batista Carneiro.

Tereza Francisca de Jesus, uma mulher exuberante, bonita, carinhosa e inteligente, ela cuidou como parteira de todos os filhos e filhas dos seus filhos e filhas, desenvolvendo por ela mesma uma medicina popular, através da qual as crianças cresceram com saúde e vigor físico.

Tive o privilégio de ser Batista tres vezes, devo a minha existência também a essa geneologia, tenho orgulho de ser bisneto de Tereza Francisca de Jesus, razão pela qual escrevi esse pequeno artigo em sua homenagem.

Por outro lado, sei que a família Batista Carneiro, em sua complexidade desconhece a magnifica história de Tereza Francisca de Jesus, como forma de homenagear a sua grandeza, peço a cada membro desta família, que passe essa pequena historiografia a todos.

Eu nunca vivi com a família, fui poucas vezes em Itapagipe, talvez por esse motivo, tenho tanto apreço pela família, a tal ponto mesmo distante, Belo Horizonte, Convento do Caraça, Petrópolis, Rio e São Paulo, entre outros lugares por onde passei sempre preocupado em compreender a minha origem.

Entretanto, era seminarista tinha que estudar muito, latim, grego, aramaico, francês e alemão, Filosofia, Psicologia e História, objetivando o Bacharel em Teologia nota inferior a sete era mandado embora, os padres brincavam Edjar Você precisa de rezar esqueça um pouco a história de sua família.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Estudou latim, grego, aramaico, alemão, frances e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.

Licenciado em Filosofia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 11/01/2023
Reeditado em 11/01/2023
Código do texto: T7692508
Classificação de conteúdo: seguro