Pierre Bourdieu: O homem é o seu cérebro.

O homem é o seu cérebro, sendo o referido produto linguístico, portanto, o homem é o seu habitat, deste modo, formatam as ideologias.

Com efeito, o cérebro por meio da memória determina como o homem é, o homem dificilmente consegue superar o seu meio cultural, assim sendo, o cérebro é a projeção linguística do habitat sapiens.

Não tem como o homem ser diferente, é sempre a expresão de sua ideologia, através da mesma cria se o princípio de identidade.

Com efeito, o homem é a sua identidade, o cérebro formatado, desta forma, determina o comportamento humano.

Quando a memória é formatada, a pessoa passa ser a formatação linguística, o cérebro estrutura de tal modo, que a estruturação passa ser o fundamento cognitivo sustentando a linguagem elaborada.

Sendo assim, explico o princípio de identidade, como ideologia cultural, é impossível converter um ateu epistemológico no sentido de ser um pentecostal.

Não é aceitável fazer um palmeirense torcer para o São Paulo, deste modo, consecutivamente, um neoliberal ser social liberal, um marxista acreditar no liberalismo econômico, alguém que é gay ter afeto pela a mulher.

Alguém que é direita, será eternamente de direita, do mesmo modo, da extrema direita ou de esquerda, o sapiens não costuma mudar cognitivamente.

O homem é tão somente a ideologização do seu cérebro, por meio do mesmo, cria-se o princípio da identidade, quando o caráter é corroído, a vida ética não tem futuro civilizatório.

Portanto, quando uma civilização não tem caráter a nação enquanto povo não tem perspectiva.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Estudou latim, grego, aramaico, alemão, frances e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.

Licenciado em Filosofia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 10/01/2023
Reeditado em 10/01/2023
Código do texto: T7691280
Classificação de conteúdo: seguro