Como surgiram os Vasconcelos da cidade de Itapagipe MG.

No começo do século dezenove, os Vasconcelos estavam na cidade do Rio de Janeiro com a família Imperial, Dom João VI faz uma doação de milhares de alqueires de terra na região de Franca do Imperador a Francisco Adriano Machado de Vasconcelos, casado com Maria de Jesus Vasconcelos.

Dom João VI agraciou os irmãos e irmãs de Francisco Adriano Machado de Vasconcelos, doando grandes extensões de terra, em diversos Estados desta Federação, portanto, existem pessoas famosas desta genealogia em todo Brasil, como também milhares de Vasconcelos pobres e simples.

Francisco Adriano Machado de Vasconcelos, casado Maria de Jesus Vasconcelos, tiveram vários filhos e filhas entre homens e mulheres, um deles Manuel Adriano Machado de Vasconcelos, casado com Maria Fortunata de Vasconcelos.

Deste modo, os Vasconcelos, verdadeiramente ricos foram aqueles que ficaram na região de Ribeirão Preto, constituindo duas ramificações genealógicas, sendo que Manuel Adriano Machado de Vasconcelos, deixou uma fabulosa herança em Franca do Imperador nas proximidades de Ribeirão Preto.

Formataram duas genealogias da mesma família, uma em Ribeirão Preto e região, procurei estudar a genealogia de Ribeirão Preto, os Vasconcelos desta região, interior de São Paulo, a segunda genealogia do Triângulo Mineiro na região de Itapagipe fazenda Moeda, os descendentes de Manuel Adriano Machado de Vasconcelos e Maria Fortunata de Vasconcelos.

Quando menino conversava com Primo Adriano Machado de Vasconcelos, meu bisavô compreendido por Primo Adriano, ele disse me que foi uma única vez visitar seus avôs, com seu pai Manuel Adriano Machado de Vasconcelos, ficando impressionado com a riqueza da família, os Vasconcelos de Itapagipe perderam esse patrimônio valioso.

Manuel Adriano Machado de Vasconcelos e Maria Fortunata de Vasconcelos no Triângulo Mineiro na região da Moeda Itapagipe, receberam uma fazenda com muitos alqueires de terra, tiveram muitos filhos e filhas entre homens e mulheres.

Manuel Adriano Machado de Vasconcelos casou com uma mineira portuguesa, Maria Fortunata de Vasconcelos, filhos e filhas, entre homens e mulheres no município de Itapagipe Minas Gerais.

Cristiano Adriano Machado de Vasconcelos, Primo Adriano Machado de Vasconcelos, Quirino Adriano Machado de Vasconcelos, Olinto Adriano Machado de Machado de Vasconcelos, Antonio Adriano Machado de Vasconcelos, Rogério Adriano Machado de Vasconcelos, Antonino Adriano Machado de Vasconcelos, Adriano Machado de Vasconcelos, tio notó, Emília Machado de Vasconcelos, Rufina Machado de Vasconcelos, Fortunata Machado de Vasconcelos, Maria Olímpia Machado de Vasconcelos.

Deste modo, todos os Vasconcelos da cidade de Itapagipe são descendentes destes grandes patriarcas e matriarcas, no entanto, Manuel Adriano Machado de Vasconcelos, teve cinco mulheres, com as quais outros filhos e filhas, incluindo filhas e filhos com escravas, todavia, descaracterizados genealogicamente.

Manuel Adriano Machado de Vasconcelos, tinha entre oito mil a dez mil alqueires de terra, milhares de cabeças de gado e escravos, hoje juntamente com a sua mulher Maria Fortunata de Vasconcelos estão sepultados em um antigo cemitério na Moeda, perto da Serra da Moeda, ao lado das sepulturas de João Batista Carneiro e Cândida Rita Carneiro.

O único sinal que existe deste cemitério um enorme cruzeiro, o antigo cemitério foi transformado em uma grande plantação de cana, o dono da fazenda um cidadão da cidade de Uberaba, jamais poderia ter interesse pela memória destes casais.

Primo Adriano Machado de Vasconcelos, um dos filhos de Manuel Adriano Machado de Vasconcelos e Maria Fortunata de Vasconcelos, casado com Maria de Jesus Batista, conhecida como Maria Bilica, irmã de Manuel Batista Carneiro filha de João Batista Carneiro e Cândida Rita Carneiro.

Eu, Edjar Dias de Vasconcelos, sou descendente direto desta genealogia, como também da geneologia de Manuel Batista Carneiro e Tereza Francisca de Jesus, irmão e cunhada de Maria de Jesus Batista, Maria Bilica, também irmã de Gerônima Evangelista de Jesus e Joaquim Batista Carneiro, também sou resultado genealógico da família Dias da Silva.

Primo Adriano Machado de Vasconcelos e Maria de Jesus Batista, Maria Bilica, tiveram vários e filhos e filhas, entre eles Maria Gumercinda de Vasconcelos, casada com Cristino Costa e Silva, filho de criação de Manuel Batista Carneiro, casado com Tereza Francisca de Jesus.

Cristino Costa e Silva casado com Maria Gumercinda de Vasconcelos, filha de Primo Machado de Vasconcelos e Maria Bilica Batista, tiveram vários filhos e filhas, entre eles Nicomedes Costa de Vasconcelos, casado com Alicie Dias da Silva, filha de João Dias da Silva, filho de Belmiro Dias da Silva e Bárbara Dias da Silva e Ana de Jesus Batista, sendo que Ana de Jesus Batista filha de Manuel Batista Carneiro e Tereza Francisca de Jesus.

Nicomedes Costa de Vasconcelos e Alicie Dias da Silva, tiveram vários filhos e filhas, entre eles, Edjar Dias de Vasconcelos, sendo a própria pessoa.

Todavia, todos os Vasconcelos de Itapagipe resultaram desta história genealógica dos Vasconcelos, sobretudo, da genealogia de Manuel Adriano Machado de Vasconcelos e Maria Fortunata de Vasconcelos.

Os Vasconcelos do Triângulo Mineiro e seus descendentes se desejarem saber suas genealogias, só remontarem aos filhos e filhas consecutivamente de Manuel Adriano Machado de Vasconcelos e Maria Fortunata de Vasconcelos.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Estudou latim, grego, aramaico, alemão, frances e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.

Licenciado em Filosofia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 06/01/2023
Reeditado em 06/01/2023
Código do texto: T7688387
Classificação de conteúdo: seguro