Gadamer: A hermenêutica do sujeito cognitivo.

Gadamer elabora uma magnifica obra, cujo título Verdade e Método, a pergunta fundamental para a hermenêutica, existe possibilidade da obtenção da verdade na análise fenomenológica?

Em resposta Gadamer entende que a cognição epistemológica, procura sempre compreender a realidade fenomenológica, todavia, como se dá o fenômeno da compreensão sem ideologizar o entendimento.

Se o homem é o seu cérebro, Antônio Damásio, sendo o homem a estrutura de sua memória, Kant, a dificuldade da compreensão heurística do espirito, Dilthey.

Motivo pelo qual o conhecimento fenomenológico trabalha com as categorias formais a priori, o saber depende do logocentrismo memorial, estruturado psicologicamente no uso da inteligência, Derrida, impedindo o entendimento assertórico.

Sendo assim, a fortiori, o método da compreensão, Dilthey, antes de representar a verdade, é a ideologização da mesma, com efeito, o conhecimento será sempre aproximado, elaboração epistêmica do físico, químico e filósofo Bachelard.

Do mesmo modo, Einstein em defesa da física de partícula, todo conhecimento é relativo.

Heisenberg defensor da física quântica de ondulação, reflete que todo conhecimento é incerto, devido ao não entendimento da micro estrutura quântica de um átomo, tais autores defendem o entendimento das ciências naturais. entretanto, em uma perspectiva limitada.

Em referência a fenomenologia, no uso da hermenêutica cognitiva, remontando a Nietzsche, o conhecimento fenomenológico, apenas uma interpretação cultural ideológica sem fundamentação do ponto de vista da verdade objetiva, os fatos são apenas interpretados.

Do mesmo modo, Foucault não existe conhecimento fenomenológico objetivo, as interpretações são subjetivas, relativas, temporais e ideológicas, cada ponto de vista é o resultado ideológico do sujeito hermenêutico.

Gadamer a tarefa do conhecimento leva a compreensão ideológica, pelo fato que todo saber como resultado do sujeito cognitivo já estruturado epistemologicamente respeita suas tendências, portanto, a hermeneuticização depende do método escolhido, sendo a verdade a sujeiticização da cognição ideológica.

São tantos sujeitos epistemológicos em referência as tendências hermenêuticas, sendo assim, a compreensão hermenêutica do fato, apenas uma representação da própria ideologia. O mundo como vontade e representação de Schopenhauer.

Portanto, Gadamer critica a fenomenologia de Dilthey, no sentido que o espírito não desvincula da razão sintética elaborada pelo cérebro, a compreensão uma ilusão do entendimento.

Por outro lado, procura destruir o positivismo de Husserl, o fato não representa a positividade da realidade.

Deste modo, muito difícil colocar a ciência fenomenológica no seu devido lugar, exatamente por não existir espaço para a fenomenologia como ciência.

Razão pela qual a fenomenologia é uma doutrina tão somente ideológica, na mesma consubstancialidade a hermenêutica epistemológica.

Portanto, salva-se apenas o método ideológico indutivo empírico aplicado as ciências maturais.

Argumenta Gadamer, a não existência do conhecimento científico significativo nas ciências humanas, o que podem existir a respeito das ciências, os fundamentos das ciências naturais.

Deste modo, em referência a hermenêutica, o que há é uma possível verdade relativa, todavia, mais profunda do que outras excedendo a própria hermenêutica.

A hermenêutica serve apenas para a justificação da ideologização de fatos em benefício próprio, como muito bem refletiu Nietsche, não existem verdades apenas interpretações ideológicas.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia. Estudou latim, grego, aramaico, alemão, frances e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.

Licenciado em Filosofia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 28/12/2022
Reeditado em 28/12/2022
Código do texto: T7681442
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