DIÁLOGOS DOS "AÍ" e "DAÍ"...

DIÁLOGO DOS “AÍ”... e, “DAÍ”

“Aí”, eu fui no mercado fazer umas compras, quando encontrei uma velha amiga e começamos a conversar sobre nossas vidas. Foi Muito legal. “Aí”, terminamos as compras e o bate papo continuou na rua! “Daí”, ela se despediu, e cada uma foi para as suas casas. “Aí”, cheguei em casa e meus filhos estavam fazendo uma bagunça daquelas, com tudo desarrumado e no chão! “Aí”, mandei-lhes arrumar tudo como estava antes. “Daí”, começaram a reclamar, e, eu lhes dei uma lição de moral e ameacei de lhes tirar os celulares, a Internet e outras regalias, “daí”, eles calaram as bocas e começaram a botar ordem naquela bagunça.

Mas, chegou meu marido, e perguntou o que era aquilo tudo? “Daí”, eu lhes respondi, que era a bagunça das crianças. “Daí”, ele deu-lhes também sua reprimenda, e puxou suas orelhas até ficarem vermelhas! “Aí”, tudo se resolveu, e, as crianças se acalmaram e voltaram à disciplina!

“Daí”, fui fazer o jantar, e elas ficaram de castigo dentro de casa. Não as deixei sair para a rua! “Daí”, eles viram, que é melhor obdecer o pai e a mãe, para não perderem algumas regalias. “Aí”, ficou tarde da noite, e, as mandei todas para a cama!

“Daí”, eu fico a pensar como é difícil criar certos filhos, que, só dão trabalho, principalmente, quando tem seus cinco, seis e sete anos! “Aí” o bicho pega, e, a vara canta! “Daí”, tenho que apelar para as chineladas e tapas!... “Aí”, vão dizer, que sou carrasca! Mas não sei educar de outro jeito, “daí”, elas só entendem essa linguagem!

Bem, então vocês perceberam a linguagem coloquial, no uso exagerado, daquelas pessoas, que carregam seus diálogos com as pequeninas palavrinhas, “DAI e AÍ”, e, que, esse uso exagerado é um vício de linguagem, que rouba o brilho vocabular do português, para quem, as utiliza sem perceber... Apenas como um vício?

Afinal, o que querem dizer com essa profusão de ‘AÍ e DAÍ”?

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 25/12/2022
Código do texto: T7679517
Classificação de conteúdo: seguro