Os verdadeiros fundadores de Itapagipe MG, foram os padres Lazaristas de Campina Verde e não Vicente Joaquim da Silva.

Quem realmente fundou a cidade de Itapagipe Minas Gerais, segundo a tradição Vicente Joaquim da Silva, um personagem desconhecido, sem deixar descendentes, a fundação da cidade de Itapagipe teve outra origem.

Deste modo, não foi Vicente Joaquim da Silva o verdadeiro fundador de Itapagipe, é necessário fazer justiça a história, o Patrimônio de Santo Antônio do Lajeado, foi na verdade fundado pelos os padres Lazaristas da cidade de Campina Verde, os antigos padres do convento do Caraça.

Os padres de Campina Verde iniciaram na Serra da Moeda, o trabalho religioso, na fazenda de Belmiro Dias da Silva, local em que realizavam as atividades pastorais, missas, batizados, confissões, casamentos.

Os fazendeiros da região todos iam para Serra da Moeda, devido a distância os padres resolveram desenvolver as atividades religiosas também na fazenda do senhor Vicente Joaquim da Silva.

Quando os padres pediram para construir uma capela onde pudessem fazer as celebrações, sendo Santo Antônio o padroeiro da capela, devido o início da construção da referida ter sido no dia de Santo Antônio, motivo pelo qual o nome dado a essa região antes da cidade de Itapagipe, Santo Antônio do Lajeado.

Na verdade os padres ficavam muitos dias desenvolvendo as atividades religiosas, então construíram uma casa paroquial perto da capela, essa antiga casa paroquial não existe mais.

O povo vinha para assistir as missas, as festas religiosas, batizados e casamentos, não tinha lugar para ficar, em uma reunião Vicente Joaquim da Silva, permitiu que construíssem casas perto da capela, isso no início do século XX.

O Patrimônio de Santo Antonio do Lajeado foi elevado a distrito pertencendo ao município de Frutal em 1939, passou a ser Itapagipe em 1943, data da fundação da cidade, os primeiros habitantes não indígenas, os índios Caiapós, habitaram na fazenda Serra da Moeda.

O nome de Itapagipe em homenagem aos primeiros habitantes indígenas, Ita= pedra, Jipe= dura.

A história da forma que relato, deste modo, nasceu a vila Santo Antônio do Lajeado, posteriormente, a partir de 1960, outro padre de Campina Verde, Padre José Guido Branta com ajuda do povo, fazendo uso de carro de bois construíram a atual Igreja Matriz de Itapagipe, recebendo o nome de Paroquia Santo Antonio de Itapagipe.

Com objetivo de fazer justiça a história, os verdadeiros fundadores da cidade de Itapagipe, foram os padres Lazaristas da cidade de Campina Verde.

Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia. Estudou latim, grego, aramaico, alemão, frances e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.

Licenciado em Filosofia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 21/12/2022
Reeditado em 23/12/2022
Código do texto: T7677051
Classificação de conteúdo: seguro