Igreja Católica Medieval e o Nascimento do Liberalismo Econômico.

Com o nascimento da burguesia como fruto da Revolução Comercial produto do Mercantilismo, surgiu na Europa uma nova mentalidade econômica.

O nascimento da ideologia do liberalismo econômico, para sua sustentação o surgimento dos Estados Nacionais, nascendo os idiomas nacionais na utilização dos alfabetos, latino e grego, na superando dos dialetos feudais.

A estrutura política da igreja católica sustentava nas relações feudais esse era o modo do desenvolvimento econômico, tudo era pecado o liberalismo levava a alma da pessoa ao inferno.

Portanto, a fé era confundia com as relações econômicas do feudo, não existia moeda de troca, não havia um Estado coordenador do desenvolvimento econômico proporcionado pela Revolução Comercial.

A inquisição uma ideologia religiosa política do feudalismo, a condenação aos liberais a fogueira, nascia o primeiro momento de uma nova visão de mundo, através da Filosofia contra o feudalismo, a destruição do modelo teologico fundamentado no tomismo aristotélico.

A partir do século XVI o nascimento do Estado Moderno, a igreja era contra o luxo e a usura, a burguesia instruída, o clero ignorante, corrupto, praticava a simonia, a venda de espinhos falsos que coroaram a fronte de Cristo.

Por outro lado, panos com tinta como se fosse o sangue de Jesus, objetos falsos do uso pessoal dos santos, por último as indulgências, a igreja vendia o direito a ressurreição dos ricos.

Entretanto, a igreja era contra a prática de juros, o liberalismo econômico sustentava através dos juros.

Foi diante destas relações políticas e econômicas que nasceu a ideologia protestante, como nova base para constituição do Estado, servindo como sustentáculo para a Revolução Industrial.

Deste modo, o protestantismo é produto da ideologia do liberalismo econômico, como hoje é o pentecostalismo do neoliberalismo.

A burguesia precisou do protestantismo para criação do Estado fundamentado no liberalismo econômico, hoje sobretudo, em paises pobres o neoliberalismo precisa do evangelismo pentecostal para sustentar o neoliberalismo o enriquecimento através do capitalismo financeiro.

A ideia dos grandes banqueiros usarem de pastores ignorantes, convertendo miseráveis sem escolarização ao pentecostalismo com a finalidade de combater o social liberalismo, através da tomada do Estado por meio da democracia, transformando o mesmo em mecanismo de defesa da burguesia.

Esse é o verdadeiro embate entre as esquerdas e a direita articulada com a extrema direita.

O mundo só evoluiu objetivando a civilização ao Norte da Europa, local em que o povo ficou ateu.

Assim sendo, o ateísmo é uma Filosofia que tem como finalidade o desenvolvimento econômico das nações e o bem estar social, sendo que a doutrina política defendida por um ateu culto fundamenta se no social liberalismo, desenvolvimento econômico com a distribuição da renda.

Nesta perspectiva mesmo se Jesus Cristo fosse de fato Deus, por conhecer a história seria anti cristão.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 13/11/2022
Reeditado em 13/11/2022
Código do texto: T7648745
Classificação de conteúdo: seguro