Entidades culturais
Instituto que acolhe, ensina e mostra caminhos: assim é essa instituição, que com esse objetivo vai oferecendo legado cultural para a sobrevivência dos seus seguidores. O Instituto Territórios Diversos faz a diferença por estar localizado no extremo oeste do Rio de Janeiro, Nova Sepetiba, localidade de pessoas desassistidas. Entra governo e sai governo a região na agenda municipal e estadual não é comtemplada onde o fomento para a cultura, pode se dizer, na prática lhe é negado porque tudo é mais difícil.
É preciso, e talvez eu seja impreciso, que o poder legislativo melhore a Lei do ISS, por exemplo, para captação de recursos junto às empresas, uma vez que as entidades culturais da região quando de posse de seus projetos procuram o empresariado local recebem entre linhas um não logo de chegada, pois essa prefere ver seus investimentos no centro e zona sul buscando mais visibilidade, imagine você.
É preciso que ao criar entidade, como o Instituto Territórios Diversos, entre outras, que haja disponibilidade de recurso para sua sobrevivência inicial, do contrário vamos ficar sempre dependendo de doações da vizinhança e de outras entidades culturas para os primeiros passos. Precisam-se de recursos para manutenção do dia a dia, pois um centro cultural é como uma criança no início de vida, precisa de ajuda para começar sua caminhada. Parabéns ao ITD pela iniciativa.