Como melhorar a leitura
Alguns dias atrás estava lendo num blog, um texto que tratava da questão da leitura em nossa sociedade, e percebi que apesar de ser muito otimista o autor desse referido texto: em que ele_ descrevia com plena exatidão que as vendas de livros em nosso país, estavam em pleno desenvolvimento e que as editoras estariam cada vez mais publicando novos tais autores de diversos gêneros literários e com o auxílio de toda a mídia eletrônica da internet, ficou mais fácil divulgar os seus trabalhos.
Entretanto, eu percebo o seguinte: que entre o autor publicar e vender os seus livros e conseguir essa conexão com o seu público alvo; existe uma grande lacuna entre o autor e os seus leitores. E que por mais que exista muitos meios e canais para veicular o livro de um escritor, não há dúvidas que o fato de um autor ser mais conhecido pela a grande mídia, certamente irá lhe beneficiar constantemente com mais facilidade e aceitação e venda deste produto cultural chamado livro.
Todavia existe um detalhe curioso disto tudo que ocorre no mercado editoral. Em que a maioria dessas editoras são multi_nacionais e que não estão nem um pouco preocupadas em publicar autores que sejam Brasileiros. Pois a questão é muito simples, o que importa para essas editoras é publicar o que gera lucro e capital imediato. Portanto, essas ditas tais editoras não estão interessadas na formação cultural e muito menos informar e instruir os devidos leitores com certo nível que seja de importância vital para a educação em nosso país.
Para finalizar, essa conclusão que eu tanto explano sobre a questão da leitura; para mim é importante que todos queiram ler e refletir com esse hábito saudável que a leitura pode nos oferecer, para que tenhamos consciência de aprendermos como cidadãos de bem, para sejarmos bem informados e instruídos. Porém para isto é necessário o incentivo da leitura em casa pelo os pais que possuam o hábito da leitura e o incentivo na escola pelo os mestres e professores e principalmente pelas editoras que procurem imediatamente publicar livros de melhores conteúdos que sejam culturais, informativos e educacionais e que não pesem apenas o lado do capital econômico, mas que também procurem pesar mais o importante capital humano e cultural.