Os grupos étnicos do Japão
Os japoneses aparentam ser um povo homogéneo, no entanto as estatísticas indicam o contrário. Entre o povo mais comum (Yamato), os seus povos indígenas, pessoas de raça mista, e imigrantes residentes no Japão, isto está longe de ser verdade. Em particular os povos indígenas possuem uma história e posição atual interessante. Um pouco sobre eles:
Ainu
Grupo étnico indígena do Japão e da Rússia. Habitam as ilhas japonesas referidas como Ezo. O número oficial de ainus é 25 mil, mas estimado em 200 mil. Têm uma língua própria, e a religião que praticam venera a natureza, muito como o xintoísmo, praticado pela maior parte da população japonesa hoje em dia.
Ryukuanos
O povo ryukyuano é um grupo étnico nativo das ilhas Ryukyu. Eles falam uma língua ryukyuana, e o seu número estimado de habitantes ronda acima dos 2 milhões. Tal como o povo Ainu, praticam uma religião mista, focada na natureza, e também na veneração dos seus antepassados. Geneticamente, são uma mistura do povo japonês Jomon e de outras populações asiáticas.
Com a sua identidade própria e culturas ricas, estes povos sofrem ainda nos dias de hoje abafamento por parte do governo japonês, que pretende passar uma imagem de homogeneidade étnica, ideia esta errada, tendo já contado historicamente com tentativas de assimilação destes povos, para assim provocar a sua erradicação. Isto sucedeu especialmente na época Meiji (época entre os anos 1868 e 1912), no entanto esta ideia continua enraizada na sabedoria comum da população. As culturas e história de ambos estes povos são ricas, mas na verdade a sua existência é instável, e o seu destino incerto. Esta foi sem dúvida, e permanece também uma questão de preservação de identidade cultural e de direitos humanos.