Sartre, o que é o existencialismo.

O que é o existencialismo, uma epistemologia filosófica e literária desenvolvida na Europa, sobretudo, na França pós segunda Guerra Mundial.

Consiste no estudo singular da existência humana, são diversos existencialistas, Pascoal 1623-1662, Kierkegaard 1813-1855, Hegel 1770-1831, Nietzsche 1844-1900.

Outros filósofos também desenvolveram reflexões existencialistas, Gabriel Marcel, Jasper Camus, Simone de Beauvoir e Merleau Ponty, entretanto, o grande filósofo foi Jean Paul Sartre.

Escreveu O ser e o nada, outra magnífica obra, O existencialismo é um Humanismo.

Qual é o pressuposto fundamental do existencialismo, a existência precede a essência.

Com efeito, primeiro o homem existe, posteriormente, se define, e, define em sintonia com seu habitat.

Motivo pelo qual o homem é a representação do seu meio, não tem como ser diferente, deste modo, estrutura a cognição como representação da linguagem.

Sendo assim, o homem não é definível a priori, pois primeiramente não é nada, sem significação cultural, só quando existe passa ser alguma coisa, tal qual o homem se fizer ele mesmo.

Deste modo, não existe uma natureza humana, fundamentada em algum princípio, o homem surge do nada, começa fazer parte do mundo.

Portanto, o homem é lançado no mundo, sem saber qual a razão de estar no mundo, não existe uma razão para estar na própria existência.

O mundo não tem sentido, muito menos a existência, viver é em síntese perda de tempo, Camus disse a vida é deste modo, sem significação, ela é boa exatamente por não ter sentido, o certo é ser como é.

A vida determina-se pela dor, pelo o sofrimento, a existência é árdua para qualquer animal, todavia, reflete Sartre a vida humana sustenta-se em um conflito interminável, entre a burguesia e o proletariado, na justificativa da extração da mais valia.

Portanto, aquele que vende a força de trabalho é escravo, a angústia determina a existência, em geral a velhice a morte, quando o homem morre ele acaba como se nunca tivesse existido.

Deus não existe é tão somente uma ideologia criada pelo o homem, como meio de proteger suas frustações.

Com efeito, nada tem sentido, sorte daquele que não nasceu, os existencialistas preocupam com a condição humana no mundo, as variáveis possíveis da existência.

Deste modo, as relações entre os homens e suas alienações culturais cognitivas.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 31/08/2022
Reeditado em 31/08/2022
Código do texto: T7595297
Classificação de conteúdo: seguro