Onde e como nasceu o islamismo.

O islamismo nasceu na Arábia entre a Ásia e a África em uma extensa região, clima seco e território absolutamente desértico.

Habitada por diversas tribos antagônicas sem unidade política, só no século VII as tribos uniram em torno de uma religião, quando nasceu politicamente a grande comunidade árabe.

Maomé o profeta foi o fundador do islamismo, fato realizado por meio da guerra santa, quando o mundo islâmico expandiu conquistando um magnífico império.

Os árabes eram beduínos antes da urbanização, criavam ovelhas, cabras e camelos, alimentavam do leite e da carne destes animais.

A sociedade não tinha um Estado político, apenas elementos comuns culturais, os árabes eram politeístas e adoravam 360 deuses.

Na cidade de Meca havia um templo religioso, cujo nome Caaba, a casa de Deus, em razão deste templo, a cidade tornou-se um centro religioso e comercial, o encontro de centenas de religiões.

Portanto, Maomé 570-632 fundador do islamismo, religião monoteísta denominada de muçulmana ou maometana.

Ele pregou a destruição dos vários deuses da Caaba, cuja justificativa a existencia de apenas um Deus.

Aconteceram diversos conflitos por parte dos sacerdotes de outros deuses, sendo que Maomé teve que fugir da cidade, todavia, a sua pregação prevaleceu.

Entretanto, Maomé fugiu para não ser morto para uma região denominada Yathrib, posteriormente, Medina, organizou um exército de seguidores, conquistando a Caaba destruindo os demais deuses.

A Caaba foi transformada em um centro de orações, a crença politeísta foi eliminada.

Com efeito, as tribos foram unificadas em torno de Alá, surgindo o Deus único do mundo arábico, através da fé criou se uma unidade política possibilitando o nascimento do Estado.

Deste modo, originou uma nova organização política e social no mundo árabe, superando os conflitos tribais, devido a submissão total do homem em relação ao Deus Alá, assim sendo, deu continuidade a funcionalidade do islamismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 30/08/2022
Reeditado em 30/08/2022
Código do texto: T7594139
Classificação de conteúdo: seguro