Não é recomendável para uma pessoa culta chamar outro cidadão de mito.

Mito é uma etimologia grega hoje latinizada, mythós ou mitokós sendo a última versão latinizada.

Na origem etimológica a palavra tem significado fora da realidade, motivo pelo qual ideologicamente significa aos deuses extraordinários, no entanto, inferior aos deuses verdadeiros, epistemologização grega.

Portanto, mito em relação a superioridade significa inferioridade, tradução latina através da hermenêutica literária.

Com efeito, chamar alguém de mito é essencialmente pejorativo, a reflexão quer dizer apesar de extraordinário não representa a realidade.

Deste modo, metafisicamente mito significa a irrealidade das proposições formuladas.

Todavia, mito pós contemporaneamente, tem outros significados, sinais de mentira, daquilo que nunca poderá ser real.

A partir da produção do conhecimento lógico, o nascimento da razão indutiva empírica na superação da metafísica, a etimologia mito passou ser sinônimo da representação da mentira.

Em latim mitotatio, aquele que mente ou mitotation aqueles que são mentirosos.

Deste modo, chamar alguém de mito é absolutamente pejorativo, significa para quem é culto que a pessoa mitológica, a representação além da mentira, em sua complexidade representa a falsidade.

Assim sendo, não é recomendável determinar ninguém como uma pessoa mitológica, pois no mundo praxiológico está afirmando que a pessoa é falsa e mentirosa.

No entanto, quando uma pessoa chama a outra de mito, procede deste modo, por ignorância epistemológica.

Em síntese ao chamar alguém de mito, na prática está ofendendo a referida pessoa.

Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia. Estudou latim, grego, aramaico, alemão, frances e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.

Licenciado em Filosofia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 20/08/2022
Reeditado em 23/12/2022
Código do texto: T7586427
Classificação de conteúdo: seguro