A relação da fé entre Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e o ateismo.
Em 756 estabeleceu em Córdoba, o islamismo como religião, criando o Califado de Córdoba.
Com efeito, Córdoba fica na atual Espanha, lá foi criado um Estado islâmico, independente do Califado de Bagdá.
Portanto, no século X o Califado de Córdoba atingiu seu apogeu, transformando Córdoba rica e poderosa politicamente.
Em Córdoba aconteceu uma revolução econômica como fruto da produção de manufaturas, desenvolvendo o comércio favorecendo no enriquecimento do Estado islâmico.
O progresso econômico possibilitou o esplendor cultural islâmico no mundo ocidental, foram traduzidos para o árabe os manuscritos gregos, sobretudo, as obras de Aristóteles.
Córdoba chegou a ter uma imensa biblioteca, mais de 40 mil obras, filósofos árabes como Avicena e Averróis entre os anos 1126- 1198, os referidos começaram a escrever comentários a respeito das obras de Aristóteles.
Foi exatamente através deste filósofos, sobretudo, de Averróes que o pensamento aristotélico chegou ao ocidente, por meio de Córdoba.
Santo Tomás de Aquino ao ler as obras traduzidas pelos árabes, elaborou os fundamentos da ressurreição, acabando com o dualismo proveniente de Platão, formulado por Santo Agostino, o espírito separado do corpo.
Deste modo, para Aristóteles não ressuscita a alma, portanto, a alma para Aristóteles apenas a ordenação da cognição
O homem pós contemporaneamente culto entende a alma como cognição dependente da materialidade, motivo pelo qual foi superado a ideologia de Santo Agostinho, sendo que a alma não poderia existir separadamente do corpo.
Com efeito, a ressurreição seria do corpo, como não há ressurreição do corpo em Aristóteles o tomismo aristotélico como fundamento da Teologia clássica passou ser exatamente um equívoco epistemológico.
Portanto, a fé hoje só é possível para pessoas ignorantes culturalmente.
Edjar Dias de Vasconcelos.