O que foi o califado de Córdoba.

Em 756 estabeleceu em Córdoba, o islamismo como religião, criando o Califado de Córdoba.

Com efeito, Córdoba fica na atual Espanha, lá foi criado um Estado islâmico, independente do Califado de Bagdá.

Portanto, no século X o Califado de Córdoba atingiu seu apogeu, transformando Córdoba rica e poderosa politicamente.

Em Córdoba aconteceu uma revolução econômica como fruto da produção de manufaturas, desenvolvendo o comércio favorecendo no enriquecimento do Estado islâmico.

O progresso econômico possibilitou o esplendor cultural islâmico no mundo ocidental, foram traduzidos para o árabe os manuscritos gregos, sobretudo, as obras de Aristóteles.

Córdoba chegou a ter uma imensa biblioteca, mais de 40 mil obras, filósofos árabes como Avicena e Averróis entre os anos 1126- 1198, os referidos começaram a escrever comentários a respeito das obras de Aristóteles.

Foi exatamente através deste filósofos, sobretudo, de Averróes que o pensamento aristotélico chegou ao ocidente, por meio de Córdoba.

Santo Tomás de Aquino ao ler as obras traduzidas pelos árabes, elaborou os fundamentos da ressurreição, acabando com o dualismo proveniente de Platão, formulado por Santo Agostino, o espírito separado do corpo.

Deste modo, para Aristóteles não ressuscita a alma, portanto, a alma para Aristóteles apenas a ordenação da cognição

O homem pós contemporaneamente culto entende a alma como cognição dependente da materialidade, motivo pelo qual foi superado a ideologia de Santo Agostinho, sendo que a alma não poderia existir separadamente do corpo.

Com efeito, a ressurreição seria do corpo, como não há ressurreição do corpo em Aristóteles o tomismo aristotélico como fundamento da Teologia clássica passou ser exatamente um equívoco epistemológico.

Portanto, a fé hoje só é possível para pessoas ignorantes culturalmente.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 14/08/2022
Reeditado em 15/08/2022
Código do texto: T7581892
Classificação de conteúdo: seguro