NOVOS TEMPOS

 

A imprensa mudou. Os profissionais da área estão sendo mais exigidos. Os veículos de comunicação concorrem, agora, com as redes sociais. Estas impuseram um ritmo mais acelerado da informação.

Se, por um lado, a internet contribuiu para coletivizar a comunicação, as redes imprimiram a necessidade de um olhar mais sutil e preciso, no que diz respeito à consulta de fontes e manipulação do conhecimento.

Temos aí uma questão de responsabilidade. Uma matéria ou reportagem bem escrita rende a fama do jornalista em si, de um a dois dias. No entanto, ao lidarmos com o feedback das notícias divulgadas, não devemos nos deixar levar pelo impulso. O jornalismo é uma ciência humana, que requer postura de profissional técnico. A fama dura pouco.

De alguns anos para cá, a internet permitiu que uma enxurrada de blogueiros e youtubers, bem como outros difusores de informação, ocupassem cadeiras que deveriam ser de jornalistas com formação.

Para fazer frente a esses novos profissionais, além de é amor e gosto pelas letras, devemos estar cientes de que há espaço para todos no mundo da comunicação.

Para nos mantermos firmes na profissão, nada como as letras provindas de uma boa matéria, de uma grande reportagem, de uma crônica ou resenha bem escritas, de um trabalho habilidoso. Assim, adquiriremos a harmonia e um aprendizado novo a cada dia.