SANTO AMARO
Santo Amaro nasceu nos idos do ano 500, e quando Santo foi protetor dos carroceiros.
Podemos dizer que foi o antecessor de São Cristóvão protetor dos motoristas.
A eis cidade de Santo Amaro era passagem para o litoral sul Paulista de Praia Grande, através da serra pelo bairro de colonial Alemão de Marcilac e Parelheiros.
A cidade de S. Amaro deve seu progresso e sua anexação a São Paulo, devido à construção da represa Billings como também o autódromo que propiciaram turismo local, corroborado com a recem construção do Aeroporto de Congonhas.
É de salientar também a instalação de uma grande indústria farmacêutica Laborterápica e sua roldig Bristolabor capitaneada pelo Comendador Dr. José Pires e filhos.
Tenho feliz lembrança do idos de 1950, que meu pai João Payão Luz, foi Auditor contábil.
Nós íamos nos fins de semana ver os animais cobaias dos remédios que lá produziam.
Nos fins de ano havia distribuição de presentes aos filhos dos funcionários por ocasião do Natal.
Nesta época meu pai viajava pelo Brasil auditando os representantes da Labor.
A aviação era de hélices, cabines não pressurizadas e voos a baixa altura. Eram companhias de saudosa lembrança como a PANAIR, REAL AEROVIAS, CRUZEIRO DO SUL VASP entre outras que me falha a memória.
A Avenida Santo Amaro se chamava Estrada de Santo Amaro e os bondes percorriam via férrea exclusiva, onde hoje estão as avenidas Ibirapuera e Vereador José Dinis.
A estátua do Borba Gato, uma referência da história dos Bandeirantes é um marco de entrada em Santo Amaro. Infelizmente foi vandalizada por inescrupulosos que incendiaram-na danificando a arte e a homenagem nela contida.
Faço, assim, por fim, minha contribuição com a história de Santo Amaro.