Quais as razões da gasolina do Brasil ser a mais cara do mundo.

A gasolina no Brasil vai para praticamente a quase oito reais, a gasolina mais cara do mundo, Estados Unidos, o preço do litro da gasolina 5,90 reais. Os Estados Unidos um país rico em uma moeda de equivalência em relação ao Brasil o preço seria 1.70 reais.

Em reais Angola a gasolina importada valor 1.66, de reais Bolívia 2.72, Colômbia 3.13, Argentina 3,30 na Venezuela 0,128 centavos de reais.

Deste modo, qual a razão da gasolina do Brasil ser a mais cara do mundo, quando o Brasil é o nono produtor de petróleo, a resposta é simples o Presidente Bolsonaro com a sua política neoliberal, Bolsonaro um magnifico defensor do capitalismo rentista.

Com a privatização da Petrobras, os acionista mandam o petróleo bruto para ser refinado nos Estados Unidos, pois as refinarias americanas pertencem aos acionistas da Petrobras.

Na prática o Brasil exporta o Petróleo para os Estados Unidos para ser refinado, reimportando o produto, tal prática a verdadeira razão da gasolina ser calculada em dolares.

Entretanto, qual o motivo do petróleo ser exportado e reimportado no governo do Bolsonaro, as refinarias brasileiras foram desativadas.

A desculpa do Bolsonaro é que o mercado regula o próprio mercado, como se o conselho da Petrobras fosse o verdadeiro culpado do aumento dos preços.

Portanto, é fundamental o entendimento como funciona o conselho da Petrobras, 50% do conselho formado por investidores, outros 50% representantes do governo brasileiro, sendo que o Presidente da Petrobras é indicado por Bolsonaro, desde modo, quem controla o preço da Petrobras é o Presidente da República.

Com efeito, a gasolina do Brasil é a mais cara do mundo, o Presidente da República é o único responsável pela elevação dos preços do Petróleo, se fossem ativadas as refinarias do Brasil a gasolina brasileira teria o mesmo preço da gasolina da Argentina, 3,30 de reais.

Imagino mais quatro anos do governo Bolsonaro, o litro de gasolina vai para 30 reais.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 07/05/2022
Reeditado em 09/05/2022
Código do texto: T7511376
Classificação de conteúdo: seguro