A genealogia de Cristino Costa e Silva, filho de criação de Manuel Batista Carneiro e Tereza Francisca de Jesus.

Cristino Costa e Silva, descendente de Escravos, filho de Antônio Costa e Silva, casado com Maria de Jesus da Silva, a tia Mariazinha apelidada de vovó preta.

Os pais de Antonio Costa e Silva, vieram de Angola em navios negreiros, chegando no Brasil, seu pai como escravo recebeu o nome de José Costa e Silva, casado com Antônia de Jesus da Silva.

O pai da vovó Mariazinha Pedro José Silva, mãe Célia Maria de Jesus como José Costa e Silva e Antônia de Jesus Silva, escravos angolanos, pertencentes ao fazendeiro em Itapagipe, João Batista Carneiro e Cândida Rita Carneiro.

João Batista Carneiro e Cândida Rita Carneiro tiveram diversos filhos e Filhas, Manuel Batista Carneiro, Joaquim Batista Carneiro, Gerônima Evangelista de Jesus e Maria Bilica Batista.

Manuel Batista Carneiro, Casado com Tereza Francisca de Jesus, tiveram diversos filhos e Filhas, entre eles um filho de criação Cristino Costa e Silva, pelo fato do seu pai Antonio Cristino Costa e Silva trabalhando no campo foi picado por uma cobra morrendo em poucos dias.

Cristino Costa e Silva trabalhou muitos anos ajudando a fazer a riqueza do seu pai de Criação Manuel Batista Carneiro, quando casou saiu pobre como entrou, os batistas não deixaram ele ter direito de herança, sendo que a primeira fazenda que recebeu na moeda como doação de Primo Machado de Vasconcelos, depois de construir tudo na Fazenda, seu cunhado Zequinha Amélia ficou com a Fazenda.

Cristino Costa e Silva casou com Maria Gumercinda de Vasconcelos, foi a sua sorte, recebendo proteção de Primo Machado de Vasconcelos casado com Maria Bilica Batista filha de João Batista Carneiro de e Cândida Rita carneiro, sendo irmã de Manuel Batista Carneiro Joaquim Batista Carneiro e Gerônima Evangelista de Jesus.

Maria Gumercinda de Vasconcelos, era filha de Primo Machado de Vasconcelos filho de Manuel Adriano Machado de Vasconcelos e Maria Fortunata de Vasconcelos.

Como Primo Machado de Vasconcelos, casou com Maria Bilica Batista, filha de João Batista Carneiro e Cândida Rita Carneiro, recebeu uma boa herança em terra, que somada a Herança de Manuel Adriano Machado de Vasconcelos e Maria Fortunata de Vasconcelos, Primo Machado de Vasconcelos, com muitas fazendas grande criador de gado, era reconhecido como homem rico.

Portanto, Primo Machado de Vasconcelos, o patriarca mais famoso desta região, entre os Vasconcelos, em referência ao poder econômico para se ter ideia suas terras vários quilômetros no córrego moeda, as duas margens, chegando ao córrego douradinho também as duas margens, córrego vertente as duas margens ao córrego divisa, sendo que suas terras faziam margem com as terras de Orozimbo Carneiro.

Primo Machado de Vasconcelos deu uma fazenda para cada filho e filha, também bastante gado, entretanto, netos, bisnetos e tataranetos ficaram pobres.

Em relação a Primo Machado de Vasconcelos, seus antepassados em Ribeirão Preto, Francisco Adriano Machado de Vasconcelos era reconhecido como homem rico protegido por Dom João VI, recebeu no inicio do século XIX uma grande propriedade na região Franca do Imperador, doação da família Imperial.

Todos os Vasconcelos do Triangulo Mineiro são descendentes de Manuel Adriano Machado de Vasconcelos e Maria Fortunata de Vasconcelos.

Primo Machado de Vasconcelos e Maria Bilica Batista, tiveram muitos filhos e filhas, entre eles, José Primo de Vasconcelos, Josué Machado de Vasconcelos, João Machado de Vasconcelos, morrendo Jovem com 18 anos, Cândida Maria de Vasconcelos, Iluminata Maria de Vasconcelos, Josefa Maria de Vasconcelos, Fortunata Maria de Vasconcelos, Maria de Jesus Vasconcelos e Maria Gumercinda de Vasconcelos, Casada com Cristino Costa e Silva.

Cristino Costa e Silva e Maria Gumercinda de Vasconcelos, tiveram muitos filhos e filhas, entre eles, Nicomedes Costa de Vasconcelos, o meu Pai, Nicolinda Costa de Vasconcelos, Nicodemos Costa de Vasconcelos, Nicanor Costa de Vasconcelos, Nicolíria Costa de Vasconcelos, Nicomar José de Vasconcelos, Nicorinda Costa de Vasconcelos, com netos, bisnetos e tataranetos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 20/02/2022
Reeditado em 26/02/2022
Código do texto: T7456231
Classificação de conteúdo: seguro