COM AS RÉDEAS DO DESTINO...

COM AS RÉDEAS DO DESTINO...

"LIBRA: tome distãncia de tudo para, de

longe, observar o cenário mais amplo em

que acontecem as coisas que tanto afetam

a sua alma. Essa visão ampla colocará tudo

em seu devido lugar..." (etc)

"ANANINDEUA EM REVISTA", 21/01/2022

Sou de um tempo em que o Brasil era católico, todo êle e os "crentes" eram mal vistos por desdenharem Nossa Senhora. Ora, se todo evangélico admite que um reles profeta é/foi um SANTO -- Elias subiu ao Céu num carro de fogo, com seu corpo e alma -- porque a jovem que deu à luz ao Filho de Deus não pode sê-lo ?! Com Bíblia ou sem ela, o católico não está errado ! Se considerarmos as aparições de Fátima e em Lourdes, presenciadas por milhares (ou pelo menos por 3 crianças), isso só confirmaria a santidade de Nossa Senhora. Evangélicos de antigamente condenavam a TV e detestavam o Rock, coisa demoníaca... e, hoje, o que vemos ?! Todas as seitas, além de católicos, "esbaldando-se" nas duas formas e fazendo fiéis a partir delas.

Costumo dizer que horóscopos têm pouca validade, afinal se dividirmos os 12 SIGNOS por 9 BILHÕES de "bípedes" confusos, teremos uns 750 milhões por cada signo. Logo, a epígrafe acima (aos de Libra) não tem como servir para todos êles. Já sugeri ao jornal de elimine o Horóscopo, "pois não serve para nada", argumentei. Não se passaram 4 dias e "queimei minha língua" ! Não há comentário mais sensato... e serve para todos os demais Signos !

O texto está mais próximo do I CHING, prática milenar chinesa que todos deviam conhecer, inclusive evangélicos, porque nos aponta CAMINHOS no Presente, esta filosofia não tenta "prever o Futuro", sonho maior da Humanidade. Tentamos dirigir nossas Vidas "pensando no Futuro" mas é o Presente que importa, as ações atuais constroem e Vida mais adiante. É estranho ver pessoas bem-sucedidas cheias de desespero, "atadas' a medos e dúvidas. O jovem Felipe Neto está nas páginas de fofocas expondo a "escuridão que o cerca"... pois uma Carta Astrológica natal ou uma consulta ao Tarô (via Kaballah) lhe desvendariam as razões subconscientes para seus terrores interiores e, por saber, elas findariam. Isso é FREUD, mas povos muito antigos já tinham a noção que "só tememos o Desconhecido", o que se conhece, enfrentamos. Me espanta que o humorista Paulo Gustavo não tenha procurado sua cura onde ela se encontrava: NA VACINA, fosse na China ou nos Estados Unidos. Preferiu "esconder-se" nos seus medos, em vez de enfrentá-los.

A recente (re)leitura de "ASTROLOGIA CLÍNICA - Um método de autoconhecimento" (*1), embora difícil, é muito esclarecedora. Por mais que recusemos ou ignoremos, os Astros realmente influenciam a Terra e seus habitantes: a Lua controla marés, o Sol nos dá oxigênio (através da fotossíntese) e alimenta a agricultura, assim como os demais Astros interferem em nossos corpos e espíritos. (O Autor discorda dessa linha.) Já está mais do que provado que tendências artísticas ou o trabalho manual, braçal, de ação, dependem do MÊS de nascimento de cada ser. Segundo alguns, pode-se planejar a gravidez de cadelas para s ter filhotes mais sociáveis, de acordo com os Signos escolhidos.

Li no jornal citado acima o horóscopo de meu sobrinho, é "a cara" dele... "agora é hora de você TOMAR AS RÉDEAS (...) na direção de suas pretensões", etc. Já o de CÂNCER é mais curioso: "A Mente esclarece e confunde, é um instrumento magnífico e perigoso ao mesmo tempo. A mente, porém, é sua, e você pode DOMINAR essa dimensão tão misteriosa. Procure tomar posse de sua mente". Eis o que falta ao Felipe Neto !

Continua o livro: "As práticas divinatórias -- de "serviço aos deuses", viasando obter seus favores -- assumiram todas as formas possíveis, dependendo da cultura que as produzia: sementes, pedras, folhas, animais, objetos, substâncias químicas, instrumentos musicais de percussão, cantos, hinos e cantochões, fumaças e fumigações, peças de artesanato, obras de arte e até mesmo excrementos podiam ser utilizados..." (...) Para tanto a Humanidade sacralizou gatos, escaravelhos, peixes e serpentes, utilizou sementes, inscreveu caracteres, criou objetos de madeira, metal, cerâmica ou vidro" (etc) "...para seduzir e perscrutar os deuses, deles tentando obter informação, a sempre precisa informação sobre a realidade concreta" (pag. 24)

"Mas de todos os recursos "mágicos" criados pela humanidade, a ASTROLOGIA sempre foi o mais encontradiço: todas as culturas, independente de sua localização geográfica, condições climáticas e grande desenvolvimento comercial, agrícola ou artesanal, tiveram algum nível de prática astrológica". (...) "Fragmentos de tábuas de barro cozido encontrados no que hoje corresponde ao Oriente Médio indicam que sumérios, hititas, caldeus e babilõnicos já praticavam a 'leitura" dos astros e ousavam interpretar o significado de seus movimentos há pelo menos vinte milênios: calendários em pedra polida encontrados pelos conquistadores espanhóis na costa pacífica da América do Sul e nas regiões da América Central apontam ocorrência semelhante; registros milenares em sânscrito atestam que a prática da Astrologia já era desenvolvida nas primeiras civilizações do subContinente hindu; e tradições até hoje mantidas pelo sufismo árabe (o misticismo islâmico) ou pela Kaballah hebraica não fazem outra coisa senão sinalizar a mesma realidade". (pag. 25)

O livro surpreende ao afirmar que "...os "planetas" utilizados pela Astrologia em sua busca de conhecimentos correspondem apenas a recursos simbólicos, meramente SIMBÓLICOS, transitando por pontos imaginários do espaço", etc. (pag. 27) Os demais conceitos, todos "revolucionários", terão que ser desvendados por quem tenha acesso ao livro, que defende que "a Astrologia deva ser utilizada para facilitar a descoberta de nossas NECESSIDADES profundas". (pag. 28)

"NATO" AZEVEDO (em 23/jan. 2022, 5hs)

OBS: (*1) de LUIZ CARLOS TEIXEIRA DE FREITAS, edit. Círculo do Livro, 1992, SP