O Valor da Filosofia para Bertrand Russell

Bertrand Russell, em Os Problemas da Filosofia, perguntou-se se haveria algum conhecimento indubitável, considerando essa uma das questões mais difíceis que se pode fazer. Para esse filósofo, compreendendo a dificuldade de se responder de uma forma segura e clara questões como essa é que estamos fazendo filosofia. Porquanto, a filosofia é basicamente uma tentativa de responder a tais questões de forma cuidadosa e não dogmática, de maneira diversa a compreensão que temos no dia a dia e até mesmo na ciência. A filosofia atua de maneira crítica após investigar tudo o que existe de inextricável nessas questões e também o que existe de pouco claro em nossas ideias cotidianas.

Daí a importância da filosofia, embora exista muitas vezes uma desvalorização do conhecimento a que não se credita finalidade prática.

Segundo Russell, a visão que considera a filosofia como um conhecimento sem utilidade, sob a influência do mundo prático dos negócios e também da ciência, erra por não compreender a finalidade da filosofia. As ciências da natureza têm utilidade mesmo para aqueles que as desconhecem completamente, de modo que os efeitos das ciências influenciam não somente os cientistas que as estudam, mas a humanidade em geral. Já a filosofia tem efeitos naqueles que não a estudam apenas indiretamente, seu valor estaria nos efeitos causados sobre aqueles que a estudam.

O que nos leva a buscar a filosofia é algo que vai além de qualquer finalidade prática, é algo que fala ao nosso interior, ao íntimo de nossa humanidade.

Para Russel, não descobrimos o valor da filosofia se permanecermos presos a ideia eivada de preconceitos do dito homem prático. Tal homem, genericamente, valoriza as urgências do mundo material, mas se esquece que o espírito também tem necessidades. Mesmo que o mundo tivesse alcançado um estado de harmonia social, onde a ninguém faltasse o necessário, ainda haveria muitas razões para se ocupar com o espírito, tal como há no mundo atual. O valor da filosofia está nos bens do espírito, e aqueles que a consideram uma perda de tempo desprezam esses bens.

Aquele que desconhece completamente a filosofia permanece acorrentado ao senso comum e tem na cabeça aquilo que lhe foi incutido por sua época ou sociedade, sendo incapaz de questionar racionalmente os próprios preconceitos.

Tendo como escopo o conhecimento, a filosofia, segundo Russell, busca organizar e dar unidade ao saber científico, assim como analisa criticamente as bases das nossas crenças e pressuposições. Os fatos positivos da ciência foram um dia motivo para a indagação filosófica, de modo que parte daquilo que é incerto na filosofia são aqueles problemas os quais a ciência ainda não encontrou uma resposta exata. No entanto, outra parte da incerteza no campo da filosofia se refere as questões de âmbito espiritual, as quais muitas tendem a permanecer insolúveis.

Teria o Universo alguma finalidade ou ele existe por puro acaso? É a consciência algo além de uma combinação fortuita que deixa de existir com a morte? O bem e o mal tem algum significado para algo ou alguém no Cosmos, além do ser humano? Tais são alguns dos problemas que a filosofia se propõe a responder das mais diversas maneiras pelos filósofos. Entretanto, por mais que haja respostas, nenhuma pode ser considerada exatamente verdadeira; isso é tarefa da filosofia, manter vivo o interesse especulativo, dada a importância dessas questões para a humanidade.

Refletindo sobre as considerações de Bertrand Russell nos deparamos com o imenso valor da filosofia, como um conhecimento chave cuja importância está em buscar respostas para as questões mais essenciais, que falam mais fundo, ao ser humano. E mesmo que a resposta exata para várias dessas questões seja impossível, cabe a filosofia continuar fazendo perguntas.

Referências

RUSSELL, B. O valor da filosofia. In.: Os Problemas da Filosofia. Disponível em:

https://conte.prof.ufsc.br/txt-russell.pdf. Acesso em: 02/01/2022.

Thiago Marques Poeta
Enviado por Thiago Marques Poeta em 04/01/2022
Reeditado em 04/01/2022
Código do texto: T7421448
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.